Você já pensou o que está comunicando com sua imagem?

27 de setembro de 2023

Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc

 

O que você está comunicando com sua imagem? Uma gestão estratégica vai fazer diferença para você chegar aonde quer em sua carreira médica. Doutor e doutora, vivemos em uma cultura da imagem. Por isso, não basta ser, é preciso parecer ser. A maneira como cada pessoa se representa no mundo é tão importante que Platão já pensava nesse fenômeno ao construir o célebre “Mito da caverna”. Da mesma forma, na contemporaneidade, podemos dizer que os acontecimentos somente existem à medida que damos visibilidade a eles.

Investir no processo de gestão estratégica de imagem pode influenciar positivamente sua carreira médica, fortalecer as parcerias e até mesmo gerar impactos positivos no bem-estar e na vida pessoal. A satisfação com aquilo que somos somente pode ser alcançada quando conhecemos nossos valores e objetivos.

 

Quais suas metas e porque imagem importa

Além disso, se sua imagem está desalinhada em relação ao que você deseja expressar as chances de ganhar mais visibilidade e se destacar em sua área diminuem. Ou seja, aumenta a distância entre suas metas e aspirações profissionais e a realização delas.

Portanto, engana-se quem acredita que um bom profissional pode prescindir de uma boa imagem que o acompanhe. Como apontam os sociólogos, vivemos na era da imagem e entender sua construção imagética e a relação dela com seu trabalho é muito importante.

Como você descreveria um executivo competente, por exemplo? Um terno de caimento impecável, por si só, não dá conta de narrar as habilidades de um profissional. Do mesmo jeito, não basta um jaleco bem cortado para um médico comunicar competência e transmitir credibilidade e autoridade em sua área.

 

FIQUE ATENTO, DOUTOR E DOUTORA

  • Uma imagem bem construída e consistente passa longe de forjar ser alguém que você não é. Como afirma o escritor Max Gehringer, “significa saber demonstrar ser quem você realmente é com simpatia e respeito. Parece uma arte, e é mesmo. A arte de saber se destacar”.

 

Elementos de comunicação da imagem

Linguagem corporal, gestos, discursos, atitudes e cuidados pessoais são elementos que mostram o que você está comunicando com sua imagem. Tão essencial quanto isso é a percepção de si mesmo. Afinal, pessoas desconfortáveis com a própria imagem não conseguem comunicar segurança aos demais.

Muitos médicos ainda não dão a devida importância a esses aspectos. Mas ter uma imagem adequada e intencional certamente ajuda a comunicar confiança, credibilidade e competência para pacientes, colegas e funcionários.

  • O tom de voz, a aparência física, as roupas e o vocabulário são capazes de sugerir diversas ideias sobre quem é você, assim como seus valores, propósitos e posicionamentos.
  • Marca pessoal é como a pessoa se apresenta e se posiciona, mostrando seus valores, habilidades e diferenciais.

 

Gestão de carreira e marca pessoal

Qual o impacto da imagem na carreira médica? Foi pensando nisso que nós criamos o Imagem.Doc, primeiro e mais completo Treinamento Estratégico de Imagem Pessoal e Profissional para Médicos. E o único no Brasil desenvolvido por uma médica cirurgiã e uma psicanalista, ambas especialistas em imagem e marca pessoal.

No Imagem.Doc trabalhamos tanto códigos visuais relacionados à aparência, quanto postura/atitudes, comunicação verbal e presença digital, que são os pilares da imagem pessoal. Uma abordagem inovadora para que o profissional médico consiga expressar e comunicar na imagem pessoal sua personalidade e seus valores na Mentoria Médico Alto Valor, no Treinamento Pro e na Consultoria de Imagem Premium.

 

  • Primeiramente compreenda que uma imagem estrategicamente gerenciada pode abrir novas oportunidades.
  • Do mesmo modo preste muita atenção às percepções que as pessoas têm sobre você .
  • E procure entender como você tem agido para que elas cheguem a essas conclusões.
  • Finalmente, veja como esse exercício pode fornecer insights poderosos sobre sua expressão visual e, até mesmo, sobre a comunicação de suas competências!

 

Doutor, o que você está comunicando com sua imagem?

 

VOCÊ QUER COMUNICAR COM SUA IMAGEM…

  1. Credibilidade
  2. Autoridade
  3. Confiança
  4. Proximidade
  5. Acessibilidade

 

Todos essas mensagens são importantes para sua imagem pessoal e profissional e devem ser trabalhadas em consonância com seu paciente/público, de forma autêntica e intencional para uma imagem verdadeiramente de alto alto.

 

Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira

 

ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS

  • Treinamento Imagem.Doc Pro
  • Mentoria Médico Alto Valor (MAV)
  • Consultoria de Imagem Premium

 

Compartilhar

Posts relacionados

24 de março de 2025

Como e por que a medicina humanizada diferencia você, doutor?

Mais do que tratar doenças, a humanização do atendimento coloca a pessoa no centro do cuidado, considerando sua história, emoções e particularidades. Esse olhar diferenciado fortalece a relação médico e paciente, pode aumentar a adesão ao tratamento e te destaca no mercado

10 de março de 2025

Médico: “engajamento” não é só número, é relacionamento!

Cada comentário, curtida e compartilhamento representa mais do que um número: são oportunidades reais de conexão. O engajamento vai além da métrica, pois fortalece sua presença, constrói credibilidade e ajuda a construir sua reputação profissional

24 de fevereiro de 2025

Você é um líder inspirador ou apenas dono do seu consultório?

A forma como você lidera sua equipe impacta diretamente a qualidade do atendimento, a satisfação dos pacientes e o crescimento do seu consultório ou clínica. Uma liderança autêntica inspira, motiva e guia os colaboradores para alcançar resultados sustentáveis

22 de julho de 2024

Saiba como a imagem pessoal impacta a saúde mental dos colaboradores

Programa Imagem.Doc para hospitais e clínicas trabalha pilares da imagem pessoal alinhados ao bem-estar dos funcionários, levando excelência ao atendimento com equipes mais engajadas, valorizadas e resilientes. Cuide de quem cuida para o sucesso da sua instituição

07 de agosto de 2024

O que Rebeca Andrade ensina ao médico sobre imagem e marca pessoal

Em primeiro lugar, vale lembrar que uma marca pessoal forte é uma voz autêntica. E Rebeca Andrade traz essa autenticidade o tempo todo, mostrando não só seu valor real como atleta e as cobiçadas medalhas: ela consolidou na França sua imagem autêntica, forte e inspiradora

08 de outubro de 2024

Você é um médico que marca presença? Veja 6 elementos-chave para chegar lá

Doutor (a), marcar presença vai além de simplesmente estar no online e mostrar expertise técnica. É construir uma reputação baseada em confiança, credibilidade e, acima de tudo, conexão genuína, consistente e estratégica para atrair e fidelizar pacientes