Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc
Conexão entre marca pessoal e networking. Você já pensou que isso pode ser trabalhado e fazer diferença, doutor (a), na sua trajetória profissional? Comece pela construção da sua imagem: Quem é você? O que quer transmitir?
- Para isso, conhecer-se mais profundamente é o primeiro passo.
- Desse modo, você vai valorizar sua essência, agregando valor e autenticidade à sua imagem e marca pessoal.
- Afinal, não adianta ser um bom médico ou um bom gestor se você não parecer ser tudo isso de forma genuína.
- E o que sua marca pessoal tem a ver com networking?
- Em primeiro lugar, ter uma marca e imagem pessoal intencional e estratégica facilita o desenvolvimento de uma boa rede de contatos.
- A conexão entre marca pessoal e networking ajuda você a ter uma presença forte, consistente e que inspira as pessoas.
Sucesso profissional está conectado à imagem e marca pessoal . E conta pontos importantes para planos de carreira consistentes e de longo prazo. Assim como desenvolver o networking e as habilidades para criar e manter boas relações profissionais.
A importância e o valor do networking
Um bom networking é cultivado com compromisso. Se você promete entregar um determinado resultado, comprometa-se com ele. Daí a importância de ser claro sobre seu trabalho, formação, competências, experiências.
- Antes de mais nada entenda que não há qualquer problema em almejar posições melhores e se manifestar sobre isso.
- Assim sendo, o importante é fomentar esse crescimento com ética.
- Pergunte-se, por exemplo, quais são os seus propósitos no dia a dia do trabalho.
- Por outro lado, não esqueça que networking não é uma relação em que só você sai ganhando, mas está baseada em troca de conhecimento e experiências.
- Portanto, seja claro em sua comunicação e saiba se expressar.
- Além disso, compartilhe ideias, deixe que as pessoas de sua rede se expressem e seja autêntico.
CONSIDERE ESSES 4 PONTOS
- Tire proveito de suas experiências de vida, o que não se dá sem autoconhecimento.
- Entenda e nomeie seus propósitos em relação à carreira. Assuma suas ambições pessoais e profissionais. As perdas e ganhos de nossas escolhas fazem parte desse processo.
- Investir em sua marca pessoal não é tema ou estratégia periférica. Imagem é comunicação, revela como você se mostrar e ser visto.
- E o autoconhecimento é a ferramenta que permite trabalhar uma imagem pessoal autêntica e em que você se reconheça.
Doutor, passe a imagem certa sobre quem você é
Como está sua relação com sua imagem? A todo momento estamos transmitindo mensagens para os outros. Você tem passado a imagem certa sobre quem é? Gerenciamento de marca pessoal é a criação de uma imagem profissional adequada, autêntica e atrativa, que depende de três elementos.
A marca pessoal precisa ser trabalhada diariamente, com atitudes e boas expressões dela. Não se constrói uma marca da noite para o dia com discursos e imagens bonitas. No mundo virtual é importante entender bem o contexto em que você se movimenta para comunicar seus valores de maneira eficiente e transparente.
“A imagem e a percepção ajudam a criar valor; sem imagem não existe percepção” (Scott M. Davis)
A gestão de marca pessoal não se sustenta somente com roupas bonitas e um bom discurso verbal. É preciso que ela se ampare em uma personalidade autêntica e fortalecida.
- Pense em sua vestimenta como um elemento de reciprocidade, ou seja, algo que facilite o diálogo.
- Afinal, se você estiver desconfortável, dificilmente demonstrará o que tem feito de interessante para a sua área.
- Lembre-se ainda que roupas comunicam. Nas linhas, nas formas, nas cores, nos tecidos.
- O que você veste, assim como seus acessórios e corte de cabelo, devem estar em harmonia com a marca pessoal e contar a nossa história.
Não perca de vista que…
Posicionamento é sobre ser percebido.
Branding é a gestão da reputação da sua marca pessoal.
Marca pessoal e marketing social
Como usar as redes sociais a seu favor e evitar ruídos em sua imagem? Portanto, use as plataformas para mostrar quem é você, suas habilidades, competências, valores, propósito. Não dá para trabalhar marca pessoal e fazer marketing social sem as redes sociais.
Doutor (a), caso você tenha uma conta única em redes sociais, mescle seu perfil profissional com algumas postagens pessoais. Fale de suas experiências, sejam elas de viagem, voluntariado, projetos sociais, diversidade, sustentabilidade, inclusão, hobbies.
O Instagram hoje é uma plataforma com potencial para você se posicionar, trabalhar sua marca pessoal e criar networking, enquanto o Lindkedin traz visibilidade para aprofundar sua rede de conexões.
- Pesquisa da agência We Are Social revelou que no primeiro semestre de 2023, o Instagram era a rede mais usada por 113,5 milhões de brasileiros, enquanto o Youtube alcançou 142 milhões de pessoas e o Linkedin 59 milhões.
- No Brasil, de acordo com a pesquisa, o WhatsApp foi o aplicativo mais acessado, chegando a 142,2 milhões de usuário. Considere, porém, que com o Instagram, por exemplo, você pode ter mais visibilidade, alcançando quem te interessa.
Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira
ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS
- Treinamento Imagem.Doc Pro
- Mentoria Médico Alto Valor (MAV)
- Consultoria de Imagem Premium