Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc
Como seu guarda-roupa influencia a percepção do paciente? A cartela cromática e a escolha adequada de modelagens e tecidos são muito importantes para transmitir sua intenção de imagem, afetando positivamente a percepção que pacientes, colegas, subordinados e chefes do hospital têm sobre você. Doutor e doutora, no seu dia a dia no consultório, quando você opta por linhas retas, e em tecidos planos de bom caimento e acabamento, está transmitindo mais credibilidade, confiabilidade e maturidade.
- Adote Cores Universais, além de Neutros Acromáticos ou Coloridos.
- Invista nas peças em alfaiataria, que primam pela excelência de corte e acabamento.
- Faça essas escolhas para blusas, camisas, blazer, calças, saias, inclusive jalecos.
- Assim como para camisas, paletós e calças para o vestuário de médicos.
- Lembre-se que qualidade não significa necessariamente um vestuário repleto de grifes estrangeiras.
Dica Imagem.Doc – Alfaiataria não é tecido, mas sim um conjunto de técnicas, aplicadas na modelagem, costura, passadoria e nos acabamentos da peça.
- Entretanto, não esqueça que mais importante que a roupa é a postura de quem a veste!
CARTELA CROMÁTICA
Doutor e doutora, antes de mais nada você deve saber que as cores de suas roupas e acessórios podem despertar sensações e emoções, a depender das suas características, o que chamamos de Psicologia das Cores, o que influencia a percepção do paciente.
O Teste de Coloração Pessoal identifica quais cores mais harmonizam com o tom e subtom da pele, ajudando a fazer escolhas que valorizam sua beleza natural.
- Mas lembre-se que a Cartela Cromática não deve ser uma “camisa de força”. Por isso, aqui no Imagem.Doc ajudamos você a trabalhar as cores do seu guarda-roupa de acordo com o seu estilo e o seu gosto.
CORES UNIVERSAIS
Existem as chamadas Cores Universais, cujo conceito se refere a cores presentes na natureza, que agradam à maioria das pessoas, provocando sensações e emoções positivas, e que podem ser adotadas tranquilamente por você, doutora ou doutor.
- São cores suaves, com profundidade intermediária (nem muito claras nem muito escuras), como variações de bege, verde, azul, amarelo/marrom e tonalidades de cinza, que têm o poder de influenciar positivamente a perceção do paciente.
NEUTROS ACROMÁTICOS E COLORIDOS
Os denominados neutros acromáticos também funcionam muito bem para vestuário de trabalho. Off White, marrom, bege e cinza são boas opções para ter como base das composições de suas roupas de trabalho no consultório.
Além disso, lembre-se que os neutros coloridos permitem incluir tons como os de verde militar, caramelo, beringela, azul marinho e terracota, que personalizam vestuário, acessórios e calçados com elegância
- Dica Imagem.Doc – Branco e preto são considerados acromáticos, no entanto, não harmonizam com todas as peles, pois são frios e intensos.
E como o preto influencia a perceção paciente?
- Preto transmite autoridade e afastamento, portanto, não é a melhor opção para o dia a dia no consultório médico.
- Pode ser opção se você, doutor (a) palestrar em um congresso, pois transmite autoridade.
- Mas lembre-se que o terno preto pode intimidar seus ouvintes.
- Assim, recomendamos o azul marinho como uma ótima opção para substituir o preto. Não à toa, tem sido adotado por CEOs, empresários e autoridades em eventos de grande visibilidade.
“A cor tem o poder de estimular ou deprimir, atrair ou repelir” (Toby Fisher-Mirkin, pesquisadora)
SOBRE O SIGNIFICADO DAS CORES…
- Cores claras e suaves transmitem calma, proximidade e acessibilidade.
- Cores escuras transmitem mais seriedade e podem gerar afastamento.
- A cor veste a forma, portanto, a mensagem do conjunto depende da modelagem da peça.
- Cuidado com cores vibrantes como amarelo, laranja, rosa forte e verde-limão.
- Elas traduzem casualidade e podem gerar inquietude no interlocutor, independente da modelagem, especialmente no dia a dia do ambiente hospitalar e do seu consultório médico.
- Na dúvida, opte pelas Cores Universais e os neutros acromáticos. Use sem medo de errar.
E como fica o jaleco branco?
Cartela cromática e modelagem da roupa que tratamos neste artigo abordam o vestir do médico (a) em seu dia a dia de consultório, assim como em sua presença digital.
Porém, lembre-se, doutor (a), que o jaleco é uma EPI e deve ser utilizado com essa finalidade tanto no ambiente hospitalar, quanto no ambulatorial e no consultório.
Entretanto, o dress code pode ser mais flexível para esses dois últimos espaços de trabalho. Adotar o jaleco branco por cima da roupa, como mostram estudos mundiais e aqui do Brasil, estão relacionados à expectativa dos pacientes do vestir do médico.
Estudo da Universidade de São Paulo (USP), realizado em 2014 por alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), foi o primeiro no Brasil na abordagem sobre a relação entre o modo de vestir dos médicos (a) e o que os pacientes esperam do vestuário e da imagem dos profissionais.
- Pacientes, médicos e estudantes de Medicina brasileiros desenvolvem melhor impressão inicial de médicos que utilizam trajes tradicionalmente associados com a profissão e de aparência mais convencional.
Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira
ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS
- Treinamento Imagem.Doc Pro
- Mentoria Médico Alto Valor (MAV)
- Consultoria de Imagem Premium