Quem é você doutor, na realidade do mercado médico?

01 de novembro de 2023

Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc

 

Quem é você doutor na realidade atual do mercado médico? A situação dos milhares de doutores do Brasil  é bem diferente hoje, pois o profissional se vê frente a um cenário competitivo, em que o fator de diferenciação é essencial para mostrar sua excelência e atrair os pacientes que o interessam

Por isso, além da excelência da formação, estudos e atualização, o profissional deve investir também na imagem e marca pessoal de forma intencional, estratégica e, ao mesmo tempo, autêntica e humanizada.

Só para exemplificar, o número de médicos em atividade dobrou em duas décadas. Em janeiro de 2023 o país tinha 562.206 profissionais em atuação, enquanto no ano 2000 eram 219.896. Os dados são do último Censo Demográfico Médico, conduzida pela USP e divulgado pela Associação Médica Brasileira, que mapeou os inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Medicina (*).

 

  • Ou seja, nos últimos 13 anos, de 2010 a 2023, passaram a atuar no Brasil 251.362 novos médicos, reflexo direto da abertura de cursos e de vagas de graduação em Medicina, de acordo com o Censo Demográfico Médico.

 

(*) Todos os dados do artigo foram compilados do Censo Demográfico Médico 2023. Caso você, doutor, queira acessar todo o estudo pode baixar o PDF no site da  Associação Médica Brasileira.

 

Evolução do número de médicos, segundo o Censo

1980 – 113.495 médicos
1990 – 182.033 médicos
2000 – 219.084 médicos
2010 – 310.844 médicos
2023 – 562.206 médicos

 

  • Em 2021 ingressaram 25.070 e saíram 2.421 médicos, um acréscimo real de 22.649 profissionais.
  • Nos últimos 22 anos, as entradas somaram 330.064 médicos e, as saídas, 34.178, o que resultou em acréscimo de 295.886 médicos.
  • Isso significa que dos 548.206 médicos em atividade em 2022, mais da metade entrou no mercado de trabalho depois do ano 2000.

 

Desafios do mercado médico do Brasil

Ser o médico que oferece ao paciente uma jornada de excelência do início ao término do atendimento continua sendo condição sine qua non para exercer a Medicina. Entretanto, você, doutor e doutora, precisa ir além.

Afinal, o mundo mudou, assim como o perfil dos pacientes. Não é mais possível ignorar essas mudanças e acreditar que uma formação médica de excelência irá garantir, como antes, “um lugar ao sol” frente à realidade atual do mercado médico no Brasil.

Nesse sentido, o profissional de excelência deve trabalhar o que o diferencia e o destaca nesse cenário cada vez mais competitivo. Considere que a previsão para 2035 é que mais de um milhão de médicos estarão em atividade no Brasil, segundo o Censo Demográfico Médico.

A previsão para 2035 é que mais de 1 milhão de médicos estarão em atividade no Brasil. O estudo realizado pela USP mostra em sua projeção que as mulheres serão a maioria entre os profissionais brasileiros. Devem estar em atuação 568.720 médicas, ou seja, elas vão representar 56% do total.

 

O QUE MAIS O CENSO DEMOGRÁFICO MÉDICO REVELOU

  • Entre 2023 e 2035, período projetado, o crescimento previsto entre as médicas será de cerca de 118%, enquanto, entre os homens, será de 62%
  • Devem estar em atuação 568.720 médicas, ou seja, elas vão representar 56% do total.
  • Em suma, a juvenização da população de médicos será um fenômeno marcante nos próximos anos
  • A média de idade do médico brasileiro vai decrescer e, segundo a projeção, no ano de 2035 mais de 85% dos profissionais terão idade entre 22 e 45 anos.
  • Assim o que se depreende da projeção é que, em 2035, a juvenização e a feminização da medicina no Brasil estarão completamente consolidadas.

 

Quem é você doutor na realidade atual do mercado médico? Frente a um cenário competitivo a diferenciação é essencial para atrair os pacientes que o interessam

 

Como você vai se diferenciar hoje?

O melhor caminho e o mais estratégico para se destacar no cenário atual, mostrando quem é você, doutor, na realidade atual do mercado médico do Brasil, começa com a construção e gestão de sua imagem e marca pessoal. Lembre-se que existem outros médicos de excelência como você, que já trabalham para ganhar visibilidade e mostrar aos pacientes suas expertises.

  • Entender-se também como marca e trabalhar de maneira intencional e autêntica os 4 pilares da imagem: aparência, comportamento, comunicação verbal e presença digital vão fazer diferença em sua trajetória.
  • No novo contexto em que os médicos se movimentam, ter uma boa marca pessoal é um aspecto estratégico. E que vai muito além de vestuário e aparência para trabalhar o todo da imagem.

 

Disparidades entre aumento da população X aumento de médicos

O número de médicos dobrou em pouco mais de 20 anos, mas a população do país cresceu cerca de 27% em média. Fica assim evidente a disparidade entre crescimento populacional do Brasil e o número de médicos formados anualmente.

  1. O ritmo mais lento de crescimento da população geral está relacionado a níveis e padrões dos eventos demográficos de fecundidade e mortalidade.
  2. Já o crescimento acelerado da população de médicos ocorre em períodos subsequentes à maior abertura de cursos e vagas de graduação em medicina.
  3. Não houve queda na concentração de médicos nas metrópoles, mas pode-se observar um crescimento tímido nas cidades do interior, havendo necessidade de eliminar algumas variáveis para análises futuras.

 

O QUE MOSTRA A SÉRIE HISTÓRICA

Segundo o Censo Demográfico, ao longo de toda a série histórica do estudo, o ingresso de jovens médicos recém-graduados, devido ao aumento do número de cursos e vagas em Medicina, tem sido maior que os regitros de saída de profissionais em função de aposentadoria, morte ou cancelamento de registro no CRM.

  • No período analisado, enquanto entraram, em média, 15 mil médicos por ano no mercado, as saídas corresponderam anualmente a 1.500 profissionais em média.
  • Em contrapartida, os dados da AMB mostraram que em relação à distribuição demográfica, o Distrito Federal conta com 5,53 médicos por 1.000 habitantes, a maior taxa do país, seguido de Rio de Janeiro (3,77), São Paulo (3,50) e Santa Catarina (3,05).
  • Por outro lado, dez unidades da Federação contam com menos de dois médicos por 1.000 habitantes, entre elas Acre (1,41), Amazonas (1,36), Maranhão (1,22) e Pará (1,18), que registram as menores densidades.

 

Criação de novos cursos de Medicina

O G1 publicou reportagem em agosto, que ventila a possibilidade de a iniciativa privada, através de hospitais renomados com Sírio Libanês, abram mais vagas para graduação em Medicina. Essas instituições devem seguir os mesmos moldes que os Hospital Albert Einstein e São Camilo, em São Paulo, vêm fazendo há alguns anos. A criação de novos cursos por essas instituições depende do novo edital do MEC, que ainda será lançado.

  • A realidade, como mostrou o Censo Demográfico, é que os médicos brasileiros enfrentam um cenário competitivo
  • Com toda certeza, diante desse cenário, você, doutor (a), deve desenvolver as habilidades certas para se diferenciar frente à realidade atual do mercado médico.
  • Então, é aí que entra o Imagem.Doc, que veio para preencher a lacuna relacionada à imagem e marca pessoal, desenvolvendo pessoas, transformando vidas e impactando a carreira de médicos em diferentes estágios da jornada profissional.
  • Como resultado do nosso trabalho, você, médico de excelência, ganha autoridade e visibilidade e aprende como mostrar sua expertise, qualificação técnica e experiência.

 

Você, médico (a) de excelência, pode fazer uma Sessão Gratuita Diagnóstica. Vamos entender seu momento de carreira, suas demandas, metas e mostrar as estratégias certar para te ajudar. Para isso, clique no link abaixo e responda o formulário. Te esperamos!

FORMULÁRIO MENTORIA MÉDICO ALTO VALOR IMAGEM.DOC

 

Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira

ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS

Treinamento Imagem.Doc Pro
Mentoria Médico Alto Valor (MAV)
Consultoria de Imagem Premium

 

Compartilhar

Posts relacionados

25 de novembro de 2024

Como reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência do paciente?

Conheça seis estratégias que impactam diretamente a satisfação e a confiança do cliente em sua jornada de cuidado. Clínicas e hospitais que priorizam a eficiência criam um ambiente mais acolhedor, constroem uma reputação sólida e aumentam a fidelização dos pacientes

09 de dezembro de 2024

Os 5 desafios que médicos enfrentam no posicionamento digital

Uma boa presença online tornou-se essencial para profissionais que desejam atrair e fidelizar pacientes mantendo sua reputação e seguindo as diretrizes do CFM. Muitos ainda têm dificuldade para construir uma presença sólida nas redes, conquistando e fidelizando pacientes

12 de novembro de 2024

Passo a passo para um site médico de sucesso, que atrai e fideliza pacientes

O website deve ser uma ferramenta estratégica para criar conexão e confiança, capaz de transformar visitantes em clientes. Mostre sua expertise técnica e seu atendimento diferenciado e vá além de uma simples página de apresentação com um bom blog

30 de maio de 2024

Elementos da comunicação não verbal que todo médico deve dominar

A comunicação não verbal, além da aparência, vestuário e cuidados pessoais, inclui outra parte muito importante para uma imagem pessoal forte e estratégica – gestos, postura, linguagem corporal e expressões faciais, que transmitem mensagens poderosas sobre quem é você

30 de janeiro de 2024

Dá para ser um médico de excelência e não gostar de gente?

Quais qualidades desenvolver para ter reconhecimento, além da expertise técnica e atualizações constantes que o tornam uma autoridade? Ter uma imagem pessoal que expresse seu valor faz parte da jornada, mas entender que Medicina é sobre gente diferencia você, doutor