Entenda o que é marca pessoal e como impacta sua carreira

24 de novembro de 2023

Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc

O que é marca pessoal e como impacta sua carreira? Primeiramente, tenha em mente que se trata do conjunto de pequenas e grandes ações que você pratica no dia a dia, seja na vida profissional ou na vida pessoal. Por isso, trabalhar e gerenciar sua marca pessoal, o “Eu, LTDA” é cada vez mais essencial frante às dinâmicas de tecnologias, plataformas e redes sociais. Afinal, deixamos rastros o tempo todo. Isso significa que singularidades, posicionamentos, comportamento e imagem formam sua identidade e como o mundo vê você.

 

POR ISSO, SAIBA QUE…

  1. Nossas marcas de vida envolvem como tratamos a nós mesmos, como tratamos o outro.
  2. Como nos comportamos.
  3. Como agimos com as pessoas.
  4. Como mostramos ou deixamos de mostrar quem somos.

 

Sobre memória – Observe, em primeiro lugar, o que você fala, como fala, como se comporta, porque suas atitudes, ações e comportamento causam impacto nas pessoas que estão ao seu redor, sejam elas pacientes, colegas, subordinados, chefes.
Como você se mostra – Em segundo lugar, lembre-se que marca pessoal envolve como tratamos a nós mesmos, como tratamos o outro e como nos comportamos no on-line e no off-line. Como mostramos ou deixamos de mostrar quem somos.
Forte e crível – Lembre-se, em terceiro lugar, que o alinhamento de imagem e discurso é fundamental para que a comunicação seja eficaz e sua marca pessoal seja crível e forte. Ruído é o desalinhamento entre a imagem que você apresenta quando colide com seus conteúdos.
Autoconhecimento – Por último aprenda e compreenda que uma imagem pessoal forte e intencional parte do autoconhecimento, pois é desse ponto que começa um verdadeiro trabalho de imagem e de marca pessoal.

 

Entenda o que é marca pessoal e como impacta sua carreira

 

Como nasceu o conceito de marca pessoal

O termo marca pessoal foi cunhado pelo norte-americano Tom Peters, em 1997. Ele trouxe esse conceito pela primeira vez no artigo “Uma Marca Chamada Você”, publicado na revista Fast Company, com o intuito de ensinar e alertar para o impacto na carreira.

“Independentemente da idade, posição e negócio que estamos inseridos, todos nós precisamos entender a importância do branding. Nós somos os CEOs de nossa própria empresa – o Eu, Ltda. Para estar no mercado atualmente nossa tarefa mais importante é ser o “chefe” de marketing de uma empresa chamada VOCÊ (Tom Peters)

O mundo mudou de forma acelerada em três décadas. Ou seja, quando Tom Peters falou sobre marca pessoal e como impacta a carreira, muita coisa aconteceu, experimentamos novas tecnologias, apredendemos novas habilidades e ferramentas, Entretanto, assim como em 1997, Peters lembra que também hoje não sobrevive quem não for especial; ou seja, quem não cuidar da imagem e marca pessoal.

 

“Uma estratégia que prioriza as pessoas funciona tanto agora quanto no passado” (Tom Peters, Forbes Brasil)

 

Investir na marca pessoal não é mais uma escolha: hoje é obrigatório. Nesse sentido, gerenciar bem e promover sua marca pessoal é o que vai diferenciar você e impactar positivamente sua carreira . Para fazer a gestão da sua marca pessoal, como alertou Peters no artigo, é preciso que você se conheça, se perceba e encontre em si mesmo as características que o destaquem e diferenciem.

 

“Marca pessoal é o que dizem de você quando não está presente” ( Jeff Bezzos)

 

A frase do fundador da Amazon é um ótimo conceito de marca pessoal e como impacta de forma positiva a carreira, desde que bem trabalhada e autêntica.

De fato, uma marca pessoal bem gerenciada pode incentivar o desenvolvimento contínuo, já que as pessoas estão mais propensas a investir em alguém que demonstra comprometimento e habilidades sólidas.

  • Portanto, uma marca pessoal sólida permite que você, doutor (a), tenha mais controle sobre sua trajetória profissional, facilitando o direcionamento de sua carreira na direção desejada.
  • Além disso, uma marca pessoal forte e autêntica leva você a se destacar em diferentes situações. Já que vai te fazer evoluir conforme sua carreira progride, assim como suas habilidades, qualificações e experências.

 

AGORA, DOUTOR (A), RESPONDA

  1. Você sabe o que dizem de você quando não está presente?
  2. O que seu paciente diz de você?
  3. O que seu colega médico diz?
  4. O que os colaboradores de seu consultório dizem?
  5. O que os técnicos de enfermagem dizem?
  6. O que os colaboradores do hospital dizem?

LEIA MAIS – Uma boa imagem conta pontos para uma carreira de sucesso

 

Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira

ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS

  • Treinamento Imagem.Doc Pro
  • Mentoria em grupo MAC – Médico Alto Valor
  • Consultoria de Imagem Premium
Compartilhar

Posts relacionados

24 de março de 2025

Como e por que a medicina humanizada diferencia você, doutor?

Mais do que tratar doenças, a humanização do atendimento coloca a pessoa no centro do cuidado, considerando sua história, emoções e particularidades. Esse olhar diferenciado fortalece a relação médico e paciente, pode aumentar a adesão ao tratamento e te destaca no mercado

10 de março de 2025

Médico: “engajamento” não é só número, é relacionamento!

Cada comentário, curtida e compartilhamento representa mais do que um número: são oportunidades reais de conexão. O engajamento vai além da métrica, pois fortalece sua presença, constrói credibilidade e ajuda a construir sua reputação profissional

24 de fevereiro de 2025

Você é um líder inspirador ou apenas dono do seu consultório?

A forma como você lidera sua equipe impacta diretamente a qualidade do atendimento, a satisfação dos pacientes e o crescimento do seu consultório ou clínica. Uma liderança autêntica inspira, motiva e guia os colaboradores para alcançar resultados sustentáveis

14 de maio de 2024

Saúde 5.0 e a “revolução tecnológica” na prática médica

O que todo médico precisa saber sobre essa nova era da medicina é que o paciente ocupa o centro do cuidado. Seu objetivo, doutor (a), deve ser oferecer uma experiência de saúde e uma jornada mais personalizada, preventiva, preditiva e participativa

27 de setembro de 2023

Você já pensou o que está comunicando com sua imagem?

Engana-se quem acredita que hoje se pode prescindir de uma imagem bem trabalhada. Como apontam os sociólogos, vivemos na era da imagem e uma gestão estratégica vai fazer diferença para você chegar aonde quer em sua carreira médica. Saiba mais aqui!

11 de outubro de 2023

Códigos visuais para uma imagem médica de credibilidade

Doutor e doutora, vocês devem entender que a aparência contribui majoritariamente no “impacto da primeira impressão”. Comunicamos ao mundo quem somos no corte de cabelo, penteado, maquiagem, acessórios, vestimenta, cores, gestual e postura, mesmo sem dizer uma palavra