Entenda o que é marca pessoal e como impacta sua carreira

24 de novembro de 2023

Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc

O que é marca pessoal e como impacta sua carreira? Primeiramente, tenha em mente que se trata do conjunto de pequenas e grandes ações que você pratica no dia a dia, seja na vida profissional ou na vida pessoal. Por isso, trabalhar e gerenciar sua marca pessoal, o “Eu, LTDA” é cada vez mais essencial frante às dinâmicas de tecnologias, plataformas e redes sociais. Afinal, deixamos rastros o tempo todo. Isso significa que singularidades, posicionamentos, comportamento e imagem formam sua identidade e como o mundo vê você.

 

POR ISSO, SAIBA QUE…

  1. Nossas marcas de vida envolvem como tratamos a nós mesmos, como tratamos o outro.
  2. Como nos comportamos.
  3. Como agimos com as pessoas.
  4. Como mostramos ou deixamos de mostrar quem somos.

 

Sobre memória – Observe, em primeiro lugar, o que você fala, como fala, como se comporta, porque suas atitudes, ações e comportamento causam impacto nas pessoas que estão ao seu redor, sejam elas pacientes, colegas, subordinados, chefes.
Como você se mostra – Em segundo lugar, lembre-se que marca pessoal envolve como tratamos a nós mesmos, como tratamos o outro e como nos comportamos no on-line e no off-line. Como mostramos ou deixamos de mostrar quem somos.
Forte e crível – Lembre-se, em terceiro lugar, que o alinhamento de imagem e discurso é fundamental para que a comunicação seja eficaz e sua marca pessoal seja crível e forte. Ruído é o desalinhamento entre a imagem que você apresenta quando colide com seus conteúdos.
Autoconhecimento – Por último aprenda e compreenda que uma imagem pessoal forte e intencional parte do autoconhecimento, pois é desse ponto que começa um verdadeiro trabalho de imagem e de marca pessoal.

 

Entenda o que é marca pessoal e como impacta sua carreira

 

Como nasceu o conceito de marca pessoal

O termo marca pessoal foi cunhado pelo norte-americano Tom Peters, em 1997. Ele trouxe esse conceito pela primeira vez no artigo “Uma Marca Chamada Você”, publicado na revista Fast Company, com o intuito de ensinar e alertar para o impacto na carreira.

“Independentemente da idade, posição e negócio que estamos inseridos, todos nós precisamos entender a importância do branding. Nós somos os CEOs de nossa própria empresa – o Eu, Ltda. Para estar no mercado atualmente nossa tarefa mais importante é ser o “chefe” de marketing de uma empresa chamada VOCÊ (Tom Peters)

O mundo mudou de forma acelerada em três décadas. Ou seja, quando Tom Peters falou sobre marca pessoal e como impacta a carreira, muita coisa aconteceu, experimentamos novas tecnologias, apredendemos novas habilidades e ferramentas, Entretanto, assim como em 1997, Peters lembra que também hoje não sobrevive quem não for especial; ou seja, quem não cuidar da imagem e marca pessoal.

 

“Uma estratégia que prioriza as pessoas funciona tanto agora quanto no passado” (Tom Peters, Forbes Brasil)

 

Investir na marca pessoal não é mais uma escolha: hoje é obrigatório. Nesse sentido, gerenciar bem e promover sua marca pessoal é o que vai diferenciar você e impactar positivamente sua carreira . Para fazer a gestão da sua marca pessoal, como alertou Peters no artigo, é preciso que você se conheça, se perceba e encontre em si mesmo as características que o destaquem e diferenciem.

 

“Marca pessoal é o que dizem de você quando não está presente” ( Jeff Bezzos)

 

A frase do fundador da Amazon é um ótimo conceito de marca pessoal e como impacta de forma positiva a carreira, desde que bem trabalhada e autêntica.

De fato, uma marca pessoal bem gerenciada pode incentivar o desenvolvimento contínuo, já que as pessoas estão mais propensas a investir em alguém que demonstra comprometimento e habilidades sólidas.

  • Portanto, uma marca pessoal sólida permite que você, doutor (a), tenha mais controle sobre sua trajetória profissional, facilitando o direcionamento de sua carreira na direção desejada.
  • Além disso, uma marca pessoal forte e autêntica leva você a se destacar em diferentes situações. Já que vai te fazer evoluir conforme sua carreira progride, assim como suas habilidades, qualificações e experências.

 

AGORA, DOUTOR (A), RESPONDA

  1. Você sabe o que dizem de você quando não está presente?
  2. O que seu paciente diz de você?
  3. O que seu colega médico diz?
  4. O que os colaboradores de seu consultório dizem?
  5. O que os técnicos de enfermagem dizem?
  6. O que os colaboradores do hospital dizem?

LEIA MAIS – Uma boa imagem conta pontos para uma carreira de sucesso

 

Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira

ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS

  • Treinamento Imagem.Doc Pro
  • Mentoria em grupo MAC – Médico Alto Valor
  • Consultoria de Imagem Premium
Compartilhar

Posts relacionados

09 de dezembro de 2024

Os 5 desafios que médicos enfrentam no posicionamento digital

Uma boa presença online tornou-se essencial para profissionais que desejam atrair e fidelizar pacientes mantendo sua reputação e seguindo as diretrizes do CFM. Muitos ainda têm dificuldade para construir uma presença sólida nas redes, conquistando e fidelizando pacientes

25 de novembro de 2024

Como reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência do paciente?

Conheça seis estratégias que impactam diretamente a satisfação e a confiança do cliente em sua jornada de cuidado. Clínicas e hospitais que priorizam a eficiência criam um ambiente mais acolhedor, constroem uma reputação sólida e aumentam a fidelização dos pacientes

12 de novembro de 2024

Passo a passo para um site médico de sucesso, que atrai e fideliza pacientes

O website deve ser uma ferramenta estratégica para criar conexão e confiança, capaz de transformar visitantes em clientes. Mostre sua expertise técnica e seu atendimento diferenciado e vá além de uma simples página de apresentação com um bom blog

16 de dezembro de 2023

Diferenciação é um valor único que você, doutor, precisa trabalhar

Construir uma marca pessoal requer autenticidade e esforços contínuos para se destacar e criar uma presença memorável. Imagem.Doc enumera as 7 principais características de uma marca pessoal bem construída, que vai fazer diferença na sua carreira médica

11 de outubro de 2023

Códigos visuais para uma imagem médica de credibilidade

Doutor e doutora, vocês devem entender que a aparência contribui majoritariamente no “impacto da primeira impressão”. Comunicamos ao mundo quem somos no corte de cabelo, penteado, maquiagem, acessórios, vestimenta, cores, gestual e postura, mesmo sem dizer uma palavra

14 de maio de 2024

Saúde 5.0 e a “revolução tecnológica” na prática médica

O que todo médico precisa saber sobre essa nova era da medicina é que o paciente ocupa o centro do cuidado. Seu objetivo, doutor (a), deve ser oferecer uma experiência de saúde e uma jornada mais personalizada, preventiva, preditiva e participativa