Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc
Diferenciação é um valor único que o médico deve trabalhar. Comece essa jornada pela sua marca pessoal, que é a impressão que você, doutor (a), deixa nos outros, composta por suas características, valores, habilidades e imagem. Ou seja, é a forma como você é percebido no ambiente profissional e pessoal, o que influencia sua reputação, impactando positivamente suas interações e oportunidades ao longo da vida e da carreira médica.
Como construir uma marca pessoal forte? Pense em aspectos como autenticidade e singularidade. Mas isso exige esforços contínuos para você se destacar e criar uma presença memorável, que mostre seu valor como médico e médica de excelência.
“O que significa ser memorável? Significa se destacar em meio à multidão. Significa que as pessoas se lembrarão de você. Significa que você vai surgir nos pensamentos e nas conversas das pessoas” (Neil Patel, especialista em marketing digital)
7 características de uma marca pessoal forte
Antes de tudo você precisa transmitir confiabilidade. Portanto, essa é a premissa básica, que sustenta as sete características de uma marca pessoal bem construída, impactante, que mostre sua diferenciação e seu valor único. Assim sendo, deve…
- Ter propósito – Qual sua missão de vida? Reflita sobre isso.
- Ser autêntica– Se a marca pessoal for falsa, não se sustenta. Se for over promisse frustra expectativas.
- Oferecer algo – Qual sua entrega real?
- Gerar emoção e desejo – Qual a sensação que você desperta no seu paciente?
- Gerar atração – Faz com que as pessoas se mantenham por perto.
- Ser conhecida e lembrada – O público com quem você quer se conectar cria memórias sobre você, suas mensagens, comportamento, posicionamentos, saberes e competência
- Ter um público definido – Uma boa marca pessoal não fala com todo mundo.
BENEFÍCIOS
Em primeiro lugar, você ganha autoridade em sua área quando mostra ao mundo sua experiência, expertises e qualificações técnicas.
Em segundo lugar, você se destaca da concorrência ao conseguir comunicar valores que são únicos. Uma marca pessoal de valor único é sobre como você se diferencia.
Agora, saiba o significado dos “3Cs”
Clareza, coerência e consistência são os “3Cs” que você deve trabalhar. Portanto, quanto mais bem delineados esses aspectos, mais forte e crível vai ser sua marca pessoal, diferenciando você, doutor (a), para expressar seu valor único para pacientes que te interessem.
- CLAREZA – Mostre no off-line e on-line quem é você, o que faz, porque faz, qual sua proposta de valor e o que o diferencia.
- COERÊNCIA – Em síntese, doutor (a), você não pode dizer uma coisa e fazer outra. Comportar-se ao contrário do que defende enfraquece sua marca pessoal.
- CONSISTÊNCIA – Logo, seja consistente no discurso, nas ideias que defende e nas interações. Desse modo, ao fazer parcerias com médicos ou hospitais, os valores dessas pessoas ou instituições devem estar alinhados aos seus valores.
Marca pessoal é sobre “ser único”
Segundo Neil Patel, um dos mais respeitados e visionários especialistas em marketing e marca pessoal do mundo, “o verdadeiro modo de alcançar seu valor pessoal é ser diferente”.
Antes de mais nada, você deve aprender que uma marca pessoal relevante está associada com reputação e legado, criando diferenciação e valor único Para isso, como alertou Patel, “ser único faz com que você seja verdadeiramente valorizado. É fato na existência humana: nós queremos ser reconhecidos”.
PASSO A PASSO
Construção – Reputação leva tempo para se construída, mas pode ser abalada em segundos dependendo da forma como você se comporta, age e se posiciona na vida on-line e off-line.
Valor real – Então trabalhe para que sua marca pessoal mostre o seu valor real. Pense nisso como um processo estratégico, que dá retorno e que levar sua vida profissional para onde você deseja.
Autenticidade – Por isso, não esqueça que para ter uma marca pessoal forte e genuína, você tem de encontrar e extrair o que tem de melhor e mostrar isso de forma autêntica para conseguir ‘vender o seu peixe’, e expressar seu valor único.
Oportunidades – Ademais, como resultado, uma marca pessoal bem trabalhada abre portas na sua carreira médica. Você vai ser lembrado e escolhido como a melhor opção para as oportunidades que o interessam.
DOUTOR (A), PERGUNTE-SE
- Minha marca pessoal tem coerência, consistência e clareza?
- O que minha marca pessoal passa?
- Gera emoção? Gera interesse?
- Que mensagem quero passar?
- O que quero comunicar?
- Realça minhas características?
- Qual a assinatura da minha marca?
- Como quero ser reconhecido?
CONSIDERE QUE…
- Primeiramente que o poder da sua marca está dentro de você. Isso é valor e diferenciação.
- Entretanto para uma marca pessoal forte e imagem de alto valor, a direção é mais importante do que a velocidade.
- Afinal, considere que sucesso profissional está conectado à marca pessoal e à imagem, que contam pontos importantes para planos de carreira consistentes e de longo prazo.
- Finalmente, lembre-se que não adianta ser um bom médico ou um bom gestor se você não parecer ser tudo isso de forma autêntica.
Você, médico (a) de excelência, pode fazer uma Sessão Gratuita Diagnóstica. Vamos entender seu momento de carreira, suas demandas, metas e mostrar as estratégias certar para te ajudar. Para isso, clique no link e responda o formulário. Te esperamos!
FORMULÁRIO MENTORIA MÉDICO ALTO VALOR IMAGEM.DOC
Veja como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário, Comunicação e Posicionamento Estratégico de Carreira
ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS
Treinamento Imagem.Doc Pro
Mentoria Médico Alto Valor (MAV)
Consultoria de Imagem Premium