Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc
O que é ser um médico de excelência? Medicina é sobre gente! Ter uma imagem e marca pessoal que expressem seu valor faz parte da jornada, mas entender isso, desde o início da formação, diferencia você, doutor (a). Saiba que para o sucesso na carreira, o médico, em primeiro lugar, deve gostar de pessoas, focando a pratica de uma medicina humanizada.
Então, doutor, você já pensou quais qualidades e habilidades desenvolver para ter reconhecimento, além da expertise técnica e das atualizações constantes que o tornem uma autoridade em sua área? Pois considere que humanizar a relação com o paciente torna sua jornada única.
Medicina é sobre gostar de pessoas
“Gostar de pessoas”. É isso que a doutora Eliete Bouskela considera essencial para cursar e exercer a Medicina. Vale lembrar que a médica será a primeira mulher em 194 anos a presidir a Academia Nacional de Medicina (ANM).
Entretanto, o que chamou nossa atenção, além das qualificações da doutora Eliete, pesquisadora e estudiosa de microcirculação, diabetes e obesidade, é o foco no ser humano. Em entrevista à Folha de SP, ela diz que médicos de excelência precisam gostar de gente, o que certamente contribui para a valorização da profissão.
“Uma vez, me perguntaram o que acho fundamental em alguém que queira cursar Medicina. E eu respondi sem nenhuma dúvida: gostar de gente. Se você não gosta de gente saudável, não gosta de gente doente”(Doutora Eliete Bouskela, Folha de SP)
A importância da relação médico-paciente
Mineira de Uberlândia, 73 anos, Eliete Bouskela quer reforçar o papel da ANM enquanto órgão de aconselhamento sobre saúde. Mas vai além desse papel ao propor discussões sobre a formação médica, a qualidade dos cursos de Medicina e a atualização dos profissionais. Ela promete que vai levar também a relação médico-paciente para o debate, o que nos leva ao tema deste artigo, pois Medicina é sobre gente; médico precisa gostar de pessoas. Para uma carreira de sucesso isso é essencial.
“Não devemos abandonar a luta por maior reconhecimento do médico, mas os profissionais também têm que fazer algo a mais. Quantos médicos hoje efetivamente examinam e conversam com o paciente?” (Doutora Eliete Bouskela, Folha de SP)
Humanização e tecnologia na Medicina
Com as novas tecnologias, a Internet, a Inteligência Artificial e a robótica, citando algumas mudanças no jeito de viver e trabalhar, humanização da relação médico/paciente não pode ser desmerecida ou deixado de lado. E esse não é um tema recente ou periférico para profissionais que buscam a valorização da profissão e querem ser vistos como médicos de excelência e, além disso, ser reconhecido como médico que “gosta de gente” envolve reputação e legado. Entenda, doutor, que você ganha visibilidade e se diferencia, portanto consegue comunicar valores que são únicos.
“Devemos buscar resgatar essa relação de confiança entre médico e paciente e isso está muito ligado a forma como lidamos com eles. Para ser médico é preciso gostar de gente” (Médica Maria do Carmo Wanssa, ex-presidente do Cremero – Rondônia)
O aprendizado do “contato visual” com o paciente
Durante a pandemia da Covid médicos, médicas e profissionais de saúde, aqui e no mundo, precisaram mudar a relação com o paciente. Isso, porque as restrições de toque nos exames físicos, além de consultas mais curtas, levaram muitos profissionais desenvolverem ainda mais a escuta, além de se valer da linguagem não verbal para acolher o paciente.
Portanto, o contato visual tornou-se uma ferramenta humanizada de comunicação do médico para demonstrar empatia e expressar interesse, pois Medicina é sobre gente. Ou seja, foi um tempo em que se valorizou também a linguagem corporal para se conectar com o paciente, como mostra o estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
DOUTOR (A), PERGUNTE-SE…
- Como quantificar o quanto você ou outro médico é humano, empático e consegue, por exemplo, escutar seus pacientes?
- Você considera que suas habilidades técnicas, adquiridas pela graduação, na residência e pós-graduação são suficientes para exercer plenamente a Medicina nos tempos atuais?
- Qual o sentido para você da afirmação “para fazer Medicina é preciso gostar de gente”?
E CONSIDERE QUE…
- O mundo mudou. Estamos vivendo em um mundo extremamente competitivo, tecnológico e disruptivo.
- Para ser reconhecido como médico de excelência, você, doc, precisa desenvolver suas melhores habilidades humanas. E nunca esquecer que Medicina é sobre gente, portanto, gostar de pessoas é essencial.
- Habilidades tais como inteligência emocional, escuta, comunicação eficaz e empatia são muito importantes.
- A comunicação é uma habilidade importantíssima para a relação humanizada entre médico e paciente.
- Invista na sua comunicação, nas várias instâncias dessa comunicação, para não perder espaço no mercado para seus pares.
- As soft skills, habilidades humanas, são também as que dão os sinais de como você, médico, lida com suas questões emocionais e subjetivas.
- Sua imagem também comunica e deve ser clara, consistente e coerente para transmitir autoridade, credibilidade, confiança e proximidade.
Você gosta de pessoas, doutor?
E por que resolvemos trazer o tema Medicina é sobre gente para nosso blog? Para deixar essa reflexão para você, doutor (a), que busca equilíbrio entre técnica, expertise e conexão com o paciente.
Medicina é sobre gente. E imagem também é sobre gente. É assim que trabalhamos imagem e marca pessoal nos nossos serviços do Imagem.Doc e faz parte de nossa história e missão.
Por aqui, lidamos com gente. Não adianta implementar ótimas estratégias de imagem e comunicação sem considerar que os médicos e médicas que atendemos são pessoas que cuidam de pessoas.
Além disso, compreender a realidade atual do mercado vai ajudar em sua trajetória, pois o fator de diferenciação está cada vez mais relevante.
LEMBRE-SE, DOUTOR E DOUTORA…
- Que propósito não é sobre a velocidade do percurso. Isto se chama prazo.
- Que propósito não é sobre linha de chegada. Isso é meta.
- Que propósito é sobre as estradas que escolhemos percorrer. É sobre o jeito único que decidimos percorrê-las.
Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira
ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS
- Treinamento Imagem.Doc Pro
- Mentoria Médico Alto Valor (MAV)
- Consultoria de Imagem Premium