Como as novas regras da Publicidade Médica impactam sua carreira?

13 de março de 2024

Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc

Como as novas regras da Publicidade Médica do CFM impactam sua carreira? O CFM acabou com várias proibições e agora você, doc, tem mais liberdade para divulgar seu trabalho e atrair novos pacientes. Neste artigo, mostramos como se adequar às diretrizes para uma presença digital forte e estratégica.

A Resolução 2.336 do Conselho Federal de Medicina, que já está em vigor, tem mudanças que impactam sua carreira, sua presença nas redes sociais, sua publicidade médica e sua comunicação digital. Essas alterações estabelecem um novo tempo ao permitir regras claras para publicidade, marketing e posicionamento digital.

Um posicionamento digital estratégico, em consonância com a regulamentação estabelecida pelo CFM, dá ao médico (a) condições de construir uma relação de confiança com o público nas redes sociais. Ou seja, a presença digital  deve ser vista como uma importante ferramenta de comunicação para ter mais visibilidade, captar novos pacientes, mostrar excelência, inovação e trajetória profissional.

Afinal, o mundo mudou, assim como a comunicação! O “Relatório Global Digital 2024”, da Datareportal, lançado em janeiro, revelou, por exemplo, que 144 milhões de pessoas no Brasil tinham contas em redes e mídias sociais. Isso corresponde a 66,3% da nossa população total, estimada no estudo em 217 milhões de pessoas.

 

O brasileiro nas redes sociais

  • Youtube – 144 milhões de usuários
  • Instagram – 134,6 milhões de usuários
  • Facebook – 111,3 milhões de usuários
  • TikTok – 98,59 milhões de usuários
  • Linkedin – 68 milhões de usuários

 

Esses dados do “Report Brasil 2024”, que integram o relatório e trazem números de janeiro, confirmam a importância da comunicação online e da presença digital. Nesse sentido, a nova regulamentação do CFM, adequou a atividade do médico à realidade do século 21, marcado por avanços tecnológicos acelerados e disruptivos de um mundo cada vez mais digital.

 

Como as novas regras da Publicidade Médicado CFM impactam carreira? Saiba o que muda na sua comunicação e presença digital

 

8 mudanças que impactam sua carreira e sua presença digital

Segundo as novas regras da Publicidade Médica o médico, agora, pode:

  1. Repostar publicações de pacientes
  2. Publicar vídeos e fotos do consultório, clínica e da equipe
  3. Publicar resultados comprováveis de procedimentos e tratamentos, mas sem identificar o paciente
  4. Publicar imagens de antes e depois, desde que respeitadas algumas restrições éticas e de proteção à privacidade da pessoa
  5. Divulgar valor de consultas, formas de pagamento e convênios
  6. Divulgar descontos em campanhas promocionais
  7. Criar e divulgar cursos para pessoas leigas, desde que não induzam a diagnóstico
  8. Criar e divulgar cursos, consultorias e grupos de trabalho para médico, lembrando que o profissional deve ser inscrito no CRM

 

REDES SOCIAIS

Pelas novas regras, o CFM entende que as redes sociais próprias do médico e instituições poderá ter objetivo de formar, manter e ampliar clientela, assim como trabalhar conteúdos informativos de valor para a população, conforme preconiza o Código de Ética Médica.

  • “São consideradas redes sociais próprias: sites, blogs, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, WhatsApp, Telegram, Sygnal, TikTok, LinkedIn, Threads e quaisquer outros meios similares que vierem a ser criados” (Publicidade Médica, CFM, página 05)

 

O que você, médico, precisa saber

As redes sociais desempenham um papel significativo na forma como seu paciente percebe você, sua trajetória, competências e qualificações. Então, não perca de vista que um posicionamento digital estratégico pode ser um divisor de águas na sua carreira médica.

Por isso, nunca perca de vista que ao promover seus serviços de forma ética, responsável e transparente você conquista pacientes mais informados. Isso colabora para construir reputação, autoridade e consolida seu nome. Destacamos dois artigos muito importantes da resolução do CFM nesse contexto!

  • Art. 7º A publicidade, em redes próprias do médico e de estabelecimentos de natureza médica, tem por objetivo dar ciência à comunidade em geral das competências e qualificações dos médicos e dos ambientes, físicos ou virtuais, onde exercem sua profissão.
  • Art. 8º Todos os meios ou canais de comunicação e divulgação de propriedade do médico e estabelecimentos assistenciais médicos são lícitos para a comunicação dos médicos com o público e, salvo prova em contrário, idôneos

 

DEPOIMENTOS E REPOSTAGEM DE ELOGIOS NAS REDES

Nas novas regras da Publicidade Médica, o profissional  pode divulgar depoimentos, assim como repostar publicações de terceiros, inclusive pacientes, entendendo que nesse último a publicação passa a ser considerada do médico ou instituição. Porém, atenção: o CFM adverte para excessos de elogios e para repostagens variadas de um mesmo paciente.

 

ANTES X DEPOIS E CAPTAÇÃO DE IMAGENS

Fica permitida a divulgação de imagens de procedimentos, desde que tenha caráter exclusivamente educativo, mostrando evolução, inclusive insatisfatória, sem manipulação das imagens no sentido de melhorá-las, preservando a identidade do paciente.

Recomenda-se que a captação das imagens através de vídeos não seja realizada em tempo real como na captação para lives, exceto para parturientes, permitida, desde que seja consentido.

  • O CFM estabelece também que quando a imagem for cedida pelo paciente, o médico ou instituição devem obter a autorização de uso. E mesmo que o paciente autorize, não deve ser identificado.

 

PRESENÇA NA MÍDIA

Em entrevistas, de acordo com as novas regras de Publicidade Médica, o profissional está proibido de usar a presença na mídia para se autopromover, atrair cliente ou divulgar seu endereço físico ou virtual. Além disso, deve declarar-se impedido, se for o caso, em “entrevistas, debates ou qualquer exposição para público leigo a respeito da medicina” frente a possíveis conflitos de interesse.

 

Como as novas regras da Publicidade Médicado CFM impactam carreira? Saiba o que muda na sua comunicação e presença digital

 

O médico é também um empreendedor

Com a nova regulamentação sobre Publicidade Médica, o Conselho Federal de Medicina apresenta uma abordagem mais contemporânea e realista da atividade médica. Ou seja, entende que o profissional, que tem consultório ou clínica, é também um empreendedor, e que a prospecção de novos pacientes/clientes faz parte do seu dia a dia.

Reconhecer o médico como empreendedor, como fez o CFM, rompe alguns paradigmas. Esse novo marco normativo da atividade médica vai exigir que você, doutor (a), reveja sua comunicação e aprenda a se posicionar no online de forma estratégica e sempre de acordo com o Código de Ética.

O empreendedorismo médico é uma área desafiadora e dinâmica, já que demanda uma ampla gama de habilidades e competências, além do conhecimento clínico. Ser um médico empreendedor implica cuidar dos pacientes, mas também:

  • Gerir um negócio de saúde de forma eficiente e inovadora
  • Aprender a se posicionar no digital para se diferenciar também no mercado como profissional de excelência e médico brilhante .
  • Entender a importância de construir uma imagem e marca pessoal forte e autêntica.
  • Investir no treinamento das secretárias. São elas que têm o primeiro contato com o paciente, assim como são elas que o recebem no consultório.
  • Assim sendo, a secretária é como uma agente de relacionamento junto ao paciente, o que vai além de administradar a agenda de consultas do médico.

 

E-book presente, o seu Guia sobre a nova Publicidade Médica

Imagem.Doc lançou um Guia, em formato e-book, que te ajuda a entender as novas regras do CFM e o que muda na sua comunicação e presença digital. Esse é um presente nosso para você! E para receber o livro digital gratuito preencha os dados e faça o download

Quero o Guia Nova Publicidade Médica

Ganhe o livro digital do Imagem.Doc sobre Publicidade Médica, um guia para entender o que muda na sua comunicação e presença digital

 

 

Compartilhar

Posts relacionados

24 de março de 2025

Como e por que a medicina humanizada diferencia você, doutor?

Mais do que tratar doenças, a humanização do atendimento coloca a pessoa no centro do cuidado, considerando sua história, emoções e particularidades. Esse olhar diferenciado fortalece a relação médico e paciente, pode aumentar a adesão ao tratamento e te destaca no mercado

10 de março de 2025

Médico: “engajamento” não é só número, é relacionamento!

Cada comentário, curtida e compartilhamento representa mais do que um número: são oportunidades reais de conexão. O engajamento vai além da métrica, pois fortalece sua presença, constrói credibilidade e ajuda a construir sua reputação profissional

24 de fevereiro de 2025

Você é um líder inspirador ou apenas dono do seu consultório?

A forma como você lidera sua equipe impacta diretamente a qualidade do atendimento, a satisfação dos pacientes e o crescimento do seu consultório ou clínica. Uma liderança autêntica inspira, motiva e guia os colaboradores para alcançar resultados sustentáveis

21 de outubro de 2023

Relação entre gestão de imagem e a sua carreira médica

Para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. E “qualquer caminho” é um ingrediente certeiro para frustrações. Gerenciar sua carreira médica de maneira estratégica vai fazer diferença na sua trajetória de profissional que busca sucesso e reconhecimento

12 de novembro de 2024

Passo a passo para um site médico de sucesso, que atrai e fideliza pacientes

O website deve ser uma ferramenta estratégica para criar conexão e confiança, capaz de transformar visitantes em clientes. Mostre sua expertise técnica e seu atendimento diferenciado e vá além de uma simples página de apresentação com um bom blog

10 de fevereiro de 2025

Médico e “influencer”: como conciliar ética e sucesso nas redes?

Diferente dos influenciadores tradicionais, cujo objetivo pode ser gerar engajamento para marcas ou estilo de vida, o médico influencer tem um compromisso maior: educar, informar e conscientizar a sociedade com responsabilidade e embasamento científico.