Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc
Dez estratégias para conciliar vida pessoal e carreira médica. É isso que abordamos aqui, doutor e doutora. Por isso, ao definir suas metas para 2024 é importante você se perguntar como vai organizar seu tempo e ter energia para alcançar esse equilíbrio.
Então, comece hierarquizando tarefas e estabelecendo limites: pense no que é mais importante de acordo com suas demandas e seu momento profissional e de vida.
Acha difícil conseguir equilíbrio entre vida pessoal e carreira? Antes de tudo, saiba que você não está sozinho! Em 2019, estudo da norte-americana Great American Physician revelou que sete em cada dez médicos que responderam à pesquisa afirmaram que não tinham tempo para si mesmos.
E, segundo o estudo, mais da metade dos profissionais admitiu que não conseguia equilibrar o trabalho com a vida pessoal. Ou seja, médicos e médicas sentem-se sobrecarregados em suas rotinas.
“Entender o momento de carreira e ter clareza de seus objetivos permite ações estratégicas para alcançar resultados a curto e médio prazo”
Use bem seu tempo, doutor
Antes de mais nada dedique e agende um tempo para mostrar sua competência, qualificações e autoridade em sua área, porque isso vai fazer diferença em sua trajetória profissional, ajudando a equilibrar vida e carreira. Privilegie em suas redes sociais abordagens e publicações que demonstrem o médico de valor que você é para atrair os pacientes e o público que realmente te interessem.
- Vale ressaltar que a pandemia mostrou como a presença digital tornou-se primordial para ampliar sua visibilidade, à medida em que a jornada do paciente começa pelas plataformas de busca.
- Além disso, são nos buscadores que o paciente inicialmente procura por um médico, usando as redes sociais para ter referências sobre o profissional, seus valores, competências e autoridade.
AS ESTRATÉGIAS PARA EQUILIBRAR VIDA E PROFISSÃO
- Em primeiro lugar, invista no seu autoconhecimento e procure manter-se aberto ao aprendizado de habilidades que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional. E que preparam você, doc, para os possíveis tropeços que podem acontecer ao longo da sua trajetória.
- Por isso, lembre-se que cuidar do bem-estar dos pacientes e negligenciar o seu vai afetar também sua saúde mental. Atividade física e alimentação adequada devem fazer parte do seu dia a dia.
- Além disso, priorize qualidade de tempo, energia, relações e escolhas conscientes com um toque de resiliência.
- Nesse sentido, considere que resiliência passa pelo entendimento da realidade e suas implicações para agir no improviso, resolver problemas e reagir.
- Estabeleça uma agenda que possa ser cumprida sem criar mais estresse e ansiedade. Participações em congressos, por exemplo, defina aquelas que realmente são importantes para ampliar seu conhecimento, te atualizar e criar novas conexões em sua área.
- Do mesmo modo, não tente ser perfeito o tempo todo. Foque no seu desenvolvimento e estabeleça onde quer chegar. considerando que pode fazer ajustes sempre que necessário, o que não o torna um perdedor.
- Da mesma forma, organize seu dia a dia profissional e aprenda a dizer não quando algo não for prioridade.
- Divirta-se e permita-se pequenos prazeres. Não encare seu tempo livre como tempo desperdiçado, momentos de pausa continuam sendo essenciais.
- Estabeleça o que é qualidade de vida para você e qual sua percepção de satisfação pessoal e profissional. Isso ajuda a lidar com as dificuldades e desfrutar de suas conquistas.
- Por fim, considere um processo de mentoria, que vai te ajudar a encurtar o caminho para uma carreira bem-sucedida, eleger prioridades, elevar seus ganhos e a harmonizar vida profissional e pessoal.
Desafios sobre vida pessoal e carreira médica
Saiba que conciliar as aspirações na carreira médica à qualidade de vida e mais liberdade na rotina de trabalho é um desafio que merece ser vencido. De tal modo que privação do sono e falta de lazer são queixas recorrentes como mostrou o estudo Saúde Mental do Médico 2022, realizado pelo Research Center, centro de pesquisa ligado à Afya. Portanto, doutor (a), não esqueça de ser gentil como você mesmo e privilegiar sua saúde mental.
65%
dos médicos não chegam a dormir entre seis e oito horas por dia.
62%
dos médicos brasileiros da pesquisa têm ou tiveram sintomas de Síndrome de Burnout.
67%
dos médicos não mantêm uma rotina de lazer.
36%
dos médicos não conseguem uma rotina de alimentação saudável.
70,7%
dos médicos não praticam atividades físicas regularmente
Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira
ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS
Treinamento Imagem.Doc Pro
Mentoria Médico Alto Valor (MAV)
Consultoria de Imagem Premium