O que é ter estilo? Aprenda a criar o seu com intenção e adequação

04 de outubro de 2023

Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc

 

O que é ter estilo? Aprenda a criar o seu para vestir-se com intenção e adequação, sem abrir mão de seu gosto pessoal. Antes de mais nada, considere que ter estilo não é sobre vestir o que é ‘tendência’ ou exibir etiquetas de grife. De nada serve ter itens impecáveis no guarda-roupa se você, doutor (a), não consegue usá-los com um visual coerente, apropriado e que expressem o seu gosto.

Estilo é um texto sobre quem é você, que será lido pelo mundo, e acompanha seus momentos de vida e referências. Portanto, muda junto com você. Estilo é movimento e desde que você esteja aberto ao novo, seu estilo também estará.

Estilo é autoral, pessoal, espécie de assinatura, que às vezes está nos óculos, em determinada cor ou peça de roupa, por exemplo. Ter estilo é explorar possibilidades, sentir-se seguro com as próprias escolhas, fazendo de qualquer combinação de peças, do jeans ao mais sofisticado terno, vestido ou tailleur, uma afirmação pessoal contundente, o menos ostensiva possível e sem querer ser a copia de outra pessoa.

 

O que é vestir-se adequadamente

Porém, doutor e doutora, considere a importância da adequação do vestir. Use o que está em consonância com o ambiente e a ocasião. E não esqueça: qualquer que seja seu estilo o ajuste das peças é essencial, não importa se em vestimentas formais ou informais.

Como afirmou a empresária, escritora e jornalista Costanza Pascolato “vestir-se com cuidado é uma forma de olhar para o outro. Pode parecer uma coisa supérflua às vezes, mas é uma forma de empatia de certa forma. O meu pai dizia que era importante sair de casa arrumado, porque é uma questão de gentileza com o outro”.

Nossa recomendação é que você não copie a imagem de alguém, mas aprenda a interpretar e usar os códigos visuais da melhor maneira, considerando a imagem que quer transmitir ou expressar.

 

O que é ter estilo, considere que…

 

  • De acordo com David Granger, ex-editor da Esquire, uma das mais relevantes revistas de moda masculina do mundo, “o ato de vestir-se – o estilo, se baseia em se sobressair, é fazer uma declaração sutil, e a declaração é que simplesmente sou diferente”.

 

  • Cada um de nós tem uma personalidade. Ela pode estar arrematada, completa ou não. O legal é você se vestir de acordo com o estilo de vida que você tem, como pensa, com os livros que lê, e não só com aquilo que fica bem para você. Cada um se veste bem de acordo com o que é”  (Costanza Pascolato, empresária e jornalista, revista Gama)

 

 

O que é ter estilo? Aprenda a criar o seu e vista-se com intenção e adequação

 

Cinco coisas sobre ter estilo e vestir-se bem

  1. Vista-se com intencionalidade, entendendo o que você comunica com suas roupas, seu jeito de usá-las, as cores que escolhe, as modelagens, linhas e formas.
  2. Vista-se de acordo com a ocasião, o ambiente, as pessoas com quem vai se encontrar: pacientes, colegas, colaboradores, amigos. Seja intencional, mas respeite sua essência.
  3. Vista-se compreendendo que sua imagem está ligada ao todo e inclui dos acessórios aos cuidados com cabelo, barba, maquiagem, óculos, o perfume que você usa, seu comportamento, gestos e atitudes.
  4. Vestir-se bem é conhecer seus pontos fortes, valorizar sua imagem pessoal, trabalhando e apurando seu estilo.
  5. Vestir-se bem é uma declaração sobre você. Ou seja, suas habilidades, expertise, trajetória, aspirações.

 

“Vestir-se bem é uma forma de integrar e expressar sua personalidade. Estilo é um ato cuidadoso de boa vontade – você tem de querer” (David Granger, ex-editor da Esquire)

 

Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira

 

ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS

  • Treinamento Imagem.Doc Pro
  • Mentoria Médico Alto Valor (MAV)
  • Consultoria de Imagem Premium
Compartilhar

Posts relacionados

07 de abril de 2025

Doutor, como lidar e reagir à “avaliação negativa” no Google?

Cada vez mais os pacientes deixem avaliações públicas sobre suas experiências em consultórios e clínicas. Além de proteger sua reputação, é possível transformar essas avaliações em oportunidades de melhoria, aprendizado e reforço da imagem profissional

24 de março de 2025

Como e por que a medicina humanizada diferencia você, doutor?

Mais do que tratar doenças, a humanização do atendimento coloca a pessoa no centro do cuidado, considerando sua história, emoções e particularidades. Esse olhar diferenciado fortalece a relação médico e paciente, pode aumentar a adesão ao tratamento e te destaca no mercado

10 de março de 2025

Médico: “engajamento” não é só número, mas relacionamento!

Cada comentário, curtida e compartilhamento representa mais do que um número: são oportunidades reais de conexão. O engajamento vai além da métrica, pois fortalece sua presença, constrói credibilidade e ajuda a construir sua reputação profissional

25 de novembro de 2024

Como reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência do paciente?

Conheça seis estratégias que impactam diretamente a satisfação e a confiança do cliente em sua jornada de cuidado. Clínicas e hospitais que priorizam a eficiência criam um ambiente mais acolhedor, constroem uma reputação sólida e aumentam a fidelização dos pacientes

27 de setembro de 2023

Você já pensou o que está comunicando com sua imagem?

Engana-se quem acredita que hoje se pode prescindir de uma imagem bem trabalhada. Como apontam os sociólogos, vivemos na era da imagem e uma gestão estratégica vai fazer diferença para você chegar aonde quer em sua carreira médica. Saiba mais aqui!

24 de fevereiro de 2025

Você é um líder inspirador ou apenas dono do seu consultório?

A forma como você lidera sua equipe impacta diretamente a qualidade do atendimento, a satisfação dos pacientes e o crescimento do seu consultório ou clínica. Uma liderança autêntica inspira, motiva e guia os colaboradores para alcançar resultados sustentáveis