Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc
Quem não é visto, não é lembrado! Use as redes sociais a seu favor. Portanto, doutor e doutora, marcar presença digital é um importante mecanismo de fortalecimento da imagem para atrair e reter o tipo de paciente que você busca. Atualmente, as pessoas passam horas acessando conteúdos em redes sociais, sites e buscadores, por isso a importância de se manter presente nesses meios. Mas você sabe por onde começar no digital?
O perfil do paciente que busca um especialista mudou nos últimos anos. O acesso rápido, fácil e disponível com smartphones, smartwatch e applewatches faz com que em um clique a pessoa tenha acesso a informações sobre sintomas ou doenças. E, portanto, encontra os especialistas que estão entre os primeiros nomes nas ferramentas de busca da web.
Nesse sentido, ter uma boa presença digital amplia sua visibilidade como médico, ajuda a mostrar autoridade, credibilidade e posicionamento aos colegas, pacientes e comunidades médicas e científicas.
O Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa mostrando o Google como o principal meio utilizado pelos brasileiros para tirar dúvidas sobre saúde.
- 47% dos entrevistados tinham preferência pelo buscador.
- 29% dos entrevistados fazem consultas em jornais (sites e impressos), revistas e rádios para questões relacionadas à saúde.
- 23% dos entrevistados citaram plataformas como Instagram, X (antigo Twitter) e Facebook para conhecer e encontrar referêcias sobre profissionais médicos e abordagens sobre saúde.
Em primeiro lugar, tenha clareza sobre seus objetivos e para quem direciona seu trabalho. Em segundo lugar, mostre suas habilidades, valores e diferenciais para ter êxito nesse processo, aumentando sua visibilidade, lembre-se que quem não é visto, não é lembrado! Não se esqueça de trabalhar sua imagem e marca pessoal, pois são ativos importantes.
Mostre o quanto você é competente
As redes sociais, se bem usadas, te ajudam a comunicar posicionamentos, valores e motivações em tempo real para o mundo. Cada vez mais pacientes e clientes se conectam usando a web. Por isso, atualmente, as posições tomadas no mundo virtual são determinantes para a carreira, trabalho e negócios, independente da área de atuação.
Monte seu plano de ação no digital, apareça e cresça
1 – Website
Crie um website de caráter educativo e informativo, publicando conteúdos e temas relevantes e esclarecedores, baseados em literatura científica. Ter seu próprio site pode colocar você, doutor (a), nas primeiras opções das ferramentas de busca como Google e Bing, o que amplia sua visibilidade.
- Destaque seu conhecimento técnico e sua excelência profissional.
- Portato, lembre-se que seu artigo deve ser compreensível ao público leigo.
- Ou seja, o texto deve ser claro, informativo e didático, sem induzir o leitor a pensar que o tema tratado substitui consultas, exames e diagnósticos.
2 – Mídias Sociais
A presença digital em redes como Instagram e Linkedin amplia o alcance de sua visibilidade para pacientes, colegas médicos e instituições hospitalares. Asim, você mostra autoridade e credibilidade em seus posicionamentos para ser visto e lembrado.
3 – Comunidades
Faça parte de comunidades on-line com outros profissionais médicos, pois isso permite que pacientes sejam referenciados a partir de networking com alto valor de conversão.
Doutor (a), seja intencional e estratégico
- Você, médico (a), tem uma reputação a zelar, geralmente construída ao longo da sua carreira às custas de privação de sono, do convívio com a família, renunciando a lazer e vida social.
- Por isto, não deixe que um registro momentâneo desconstrua sua imagem profissional.
- Somos humanos e passíveis de erros e acertos, mas é preciso ter foco para alcançar seus objetivos e nós sabemos que você quer se destacar no mercado.
- Cuide da sua imagem pessoal e entenda que você, doutor (a), não precisa mostrar tudo da sua vida pessoal para humanizar seu perfil nas redes sociais.
Quatro recomendações Imagem.Doc
- Primeiramente, esteja presente no digital de forma ética e intencional, mostrando seus valores com autenticidade. Dessa forma, a concorrência não vai engolir você!
- Linguagem não-verbal, que se traduz na aparência, comportamento, postura e linguagem corporal também comunicam quem você é para pacientes, colaboradores e colegas médicos.
- Além disso, lembre-se que suas publicações nas redes sociais em postagens nos feeds, nos reels nos stories, inclusive aquelas que retratam sua rotina de trabalho, dizem muito sobre você.
- Da mesma forma compreenda que médicos que aprendem a dominar as mensagens e os efeitos nos interlocutores das expressões faciais, contato visual, gestos e tom de voz, códigos das roupas e acessórios, conseguem transmitir mais credibilidade e uma imagem de mais solidez no dia a dia.
Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira
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