Códigos visuais para uma imagem médica de credibilidade

11 de outubro de 2023

Ariane Leite e Miriam Lima
imagem.Doc

Códigos visuais e imagem médica de credibilidade. Saiba que ambos estão ligados ao impacto da primeira impressão. Por isso, você, doutor (a), deve aprender primeiramente que comunica ao mundo quem é também nas suas escolhas de roupa e aparência. Isso inclui o corte de cabelo, penteado, maquiagem, acessórios, vestimenta, cores, gestual e postura. E neste sentido, não é preciso falar uma palavra sequer, pois tratamos aqui da linguagem não-verbal.

Por isso, a aparência também contribui para o “impacto da primeira impressão” que você causa em pacientes, colegas, subordinados.

93% do que você comunica inicialmente está na linguagem não verbal, de acordo com o professor Albert Mehrabiana, que na década de 1970 publicou o resultado de suas pesquisas no livro ‘Mensagens Silenciosas’.

O impacto da primeira impressão

Com o intuito de mostrar os efeitos da “primeira impressão”, Albert Mehrabiana investigou em seu estudo possíveis impactos e incongruência entre comunicação verbal e não verbal. Ele analisou como os participantes reagiam a imagens com fotos de várias expressões faciais, assim como áudios de pessoas dizendo algumas palavras, com diferentes entoações de voz.

Os participantes, então, descodificaram a intenção da pessoa através de pistas visuais em 55% do tempo e do tom de voz em 38% do tempo. Só 7% do tempo consideraram as palavras em si. No livro Mensagens Silenciosas o professor elaborou a regra 7 | 38 | 55.

Palavra, voz e a linguagem corporal devem ser consistentes. Se seu interlocutor perceber um conflito entre esses elementos, as mensagens não verbais ganham ainda mais força.

55%

do que comunicamos são provenientes da linguagem corporal, gestual, postura, expressões faciais. E tudo que envolve o rosto, como cabelos, maquiagem, Assim como tudo que veste o corpo como as roupas, sua modelagem, cor, texturas, volumes e os acessórios escolhidos são elementos da linguagem não verbal.  E que fazem parte dos códigos visuais para uma imagem médica de credibilidade.

38%

do impacto da primeira impressão estão no tom de voz. Ou seja, não é sobre o que você está dizendo, mas sim como está dizendo, o tom de voz que está usando.

7%

do impacto da primeira impressão estão relacionados ao conteúdo do que você diz, mostrando seu conhecimento e intelecto.

 

Códigos visuais para uma imagem médica de credibilidade

Impacto do todo na imagem pessoal

Uma boa aparência conta pontos e é estratégica para que sua competência médica seja notada e sua comunicação eficiente e bem alinhada.

Por isso, compreenda que linhas, formas, cores, texturas e volumes são escolhas importantes.  Tenha conhecimento dos códigos visuais para que o seu vestir seja intencional e adequado, ajudando você a transmitir uma imagem pessoal e profissional de credibilidade e confiança.

Vale lembrar que o conjunto é mais importante que as partes (princípio da Gestalt). Ou seja, o conjunto de informações é mais relevante do que um trecho/parte. Uma imagem pessoal de credibilidade é formada pelo ‘todo’.

Uma boa aparência ajuda para que sua competência de profissional médico seja notada. Corte de cabelo, penteado, maquiagem, roupas, acessórios, carregam mensagens subliminares, que são interpretadas pelo interlocutor.

Tudo depende das linhas, formas, cores, texturas e volumes. Ter o conhecimento dos códigos visuais para o vestir intencional e adequado ajuda a transmitir uma imagem pessoal e profissional de credibilidade e confiança.

Vale lembrar que o conjunto é mais importante que as partes (princípio da Gestalt). Ou seja, o conjunto de informações é mais relevante do que um trecho/parte. Uma imagem pessoal de credibilidade é formada pelo ‘todo’.

Mais importante que vestir-se de maneira adequada e intencional é ter uma atitude confiante e conteúdo que traduza conhecimento técnico na sua profissão. O ‘seu todo’ são habilidades e saberes, aparência e comportamento.

 

Boa aparência não substitui competência, mas não há competência que não se beneficie de uma boa aparência (Gloria Kalil, escritora e jornalista de moda)

 

LEMBRE-SE, DOUTOR (A)

  1. Que percebemos primeiro o conjunto e depois os detalhes nas linhas, formas, cores, texturas e volumes.
  2. Que nosso cérebro, busca conexões visuais de repetição de quaisquer desses elementos citados acima.
  3. Que a percepção do que nos causa uma “sensação agradável” aos olhos está ligada a sentimentos individuais.
  4. Que o entendimento coletivo também se relaciona às questões sociais, políticas, religiosas e culturais do meio onde estamos inserimos.
  5. E finalmente que contexto e ocasião influenciam na leitura das mensagens dos códigos visuais.

 

Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira

ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS

  • Treinamento Imagem.Doc Pro
  • Mentoria em grupo MAC – Médico Alto Valor
  • Consultoria de Imagem
Compartilhar

Posts relacionados

10 de março de 2025

Médico: “engajamento” não é só número, mas relacionamento!

Cada comentário, curtida e compartilhamento representa mais do que um número: são oportunidades reais de conexão. O engajamento vai além da métrica, pois fortalece sua presença, constrói credibilidade e ajuda a construir sua reputação profissional

07 de abril de 2025

Doutor, como lidar e reagir à “avaliação negativa” no Google?

Cada vez mais os pacientes deixem avaliações públicas sobre suas experiências em consultórios e clínicas. Além de proteger sua reputação, é possível transformar essas avaliações em oportunidades de melhoria, aprendizado e reforço da imagem profissional

24 de março de 2025

Como e por que a medicina humanizada diferencia você, doutor?

Mais do que tratar doenças, a humanização do atendimento coloca a pessoa no centro do cuidado, considerando sua história, emoções e particularidades. Esse olhar diferenciado fortalece a relação médico e paciente, pode aumentar a adesão ao tratamento e te destaca no mercado

27 de fevereiro de 2024

Por que investir no treinamento de gestores e colaboradores?

A imagem dos funcionários é essencial para seu hospital ou clínica ser percebida como de alto valor. Comportamento, aparência, comunicação e postura profissional devem estar alinhados aos valores e identidade da organização, o que ajuda a atrair e fidelizar pacientes

27 de setembro de 2023

Você já pensou o que está comunicando com sua imagem?

Engana-se quem acredita que hoje se pode prescindir de uma imagem bem trabalhada. Como apontam os sociólogos, vivemos na era da imagem e uma gestão estratégica vai fazer diferença para você chegar aonde quer em sua carreira médica. Saiba mais aqui!