Marca pessoal e networking, como trabalhar bem essa conexão

01 de setembro de 2023

Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc

Conexão entre marca pessoal e networking. Você já pensou que isso pode ser trabalhado e fazer diferença, doutor (a),  na sua trajetória profissional? Comece pela construção da sua imagem: Quem é você? O que quer transmitir?

  • Para isso, conhecer-se mais profundamente é o primeiro passo.
  • Desse modo, você vai valorizar sua essência, agregando valor e autenticidade à sua imagem e marca pessoal.
  • Afinal, não adianta ser um bom médico ou um bom gestor se você não parecer ser tudo isso de forma genuína.
  • E o que sua marca pessoal tem a ver com networking?
  • Em primeiro lugar, ter uma marca e imagem pessoal intencional e estratégica facilita o desenvolvimento de uma boa rede de contatos.
  • A conexão entre marca pessoal e networking ajuda você a ter uma presença forte, consistente e que inspira as pessoas.

Sucesso profissional está conectado à imagem e marca pessoal . E conta pontos importantes para planos de carreira consistentes e de longo prazo. Assim como desenvolver o networking e as habilidades para criar e manter boas relações profissionais.

 

A importância e o valor do networking

Um bom networking é cultivado com compromisso. Se você promete entregar um determinado resultado, comprometa-se com ele. Daí a importância de ser claro sobre seu trabalho, formação, competências, experiências.

  • Antes de mais nada entenda que não há qualquer problema em almejar posições melhores e se manifestar sobre isso.
  • Assim sendo, o importante é fomentar esse crescimento com ética.
  • Pergunte-se, por exemplo, quais são os seus propósitos no dia a dia do trabalho.
  • Por outro lado, não esqueça que networking não é uma relação em que só você sai ganhando, mas está baseada em troca de conhecimento e experiências.
  • Portanto, seja claro em sua comunicação e saiba se expressar.
  • Além disso, compartilhe ideias, deixe que as pessoas de sua rede se expressem e seja autêntico.

 

CONSIDERE ESSES 4 PONTOS

  1. Tire proveito de suas experiências de vida, o que não se dá sem autoconhecimento.
  2. Entenda e nomeie seus propósitos em relação à carreira. Assuma suas ambições pessoais e profissionais. As perdas e ganhos de nossas escolhas fazem parte desse processo.
  3. Investir em sua marca pessoal não é tema ou estratégia periférica. Imagem é comunicação, revela como você se mostrar e ser visto.
  4. E o autoconhecimento é a ferramenta que permite trabalhar uma imagem pessoal autêntica e em que você se reconheça.

 

Marca pessoal e networking, trabalhe bem essa conexão

 

Doutor, passe a imagem certa sobre quem você é

Como está sua relação com sua imagem? A todo momento estamos transmitindo mensagens para os outros. Você tem passado a imagem certa sobre quem é? Gerenciamento de marca pessoal é a criação de uma imagem profissional adequada, autêntica e atrativa, que depende de três elementos.

A marca pessoal precisa ser trabalhada diariamente, com atitudes e boas expressões dela. Não se constrói uma marca da noite para o dia com discursos e imagens bonitas. No mundo virtual é importante entender bem o contexto em que você se movimenta para comunicar seus valores de maneira eficiente e transparente.

 

“A imagem e a percepção ajudam a criar valor; sem imagem não existe percepção” (Scott M. Davis)

 

A gestão de marca pessoal não se sustenta somente com roupas bonitas e um bom discurso verbal. É preciso que ela se ampare em uma personalidade autêntica e fortalecida.

 

  • Pense em sua vestimenta como um elemento de reciprocidade, ou seja, algo que facilite o diálogo.
  • Afinal, se você estiver desconfortável, dificilmente demonstrará o que tem feito de interessante para a sua área.
  • Lembre-se ainda que roupas comunicam. Nas linhas, nas formas, nas cores, nos tecidos.
  • O que você veste, assim como seus acessórios e corte de cabelo, devem estar em harmonia com a marca pessoal e contar a nossa história.

 

Não perca de vista que…

Posicionamento é sobre ser percebido.
Branding é a gestão da reputação da sua marca pessoal.

 

Marca pessoal e marketing social

Como usar as redes sociais a seu favor e evitar ruídos em sua imagem? Portanto, use as plataformas para mostrar quem é você, suas habilidades, competências, valores, propósito. Não dá para trabalhar marca pessoal e fazer marketing social sem as redes sociais.

Doutor (a), caso você tenha uma conta única em redes sociais, mescle seu perfil profissional com algumas postagens pessoais. Fale de suas experiências, sejam elas de viagem, voluntariado, projetos sociais, diversidade, sustentabilidade, inclusão, hobbies.

O Instagram hoje é uma plataforma com potencial para você se posicionar, trabalhar sua marca pessoal e criar networking, enquanto o Lindkedin traz visibilidade para aprofundar sua rede de conexões.

 

  • Pesquisa da agência We Are Social revelou que no primeiro semestre de 2023, o Instagram era a rede mais usada por 113,5 milhões de brasileiros, enquanto o Youtube alcançou 142 milhões de pessoas e o Linkedin 59 milhões.
  • No Brasil, de acordo com a pesquisa, o WhatsApp foi o aplicativo mais acessado, chegando a 142,2 milhões de usuário. Considere, porém, que com o Instagram, por exemplo, você pode ter mais visibilidade, alcançando quem te interessa.

 

Como Imagem.Doc ajuda você, doutor e doutora, com sua Marca e Imagem Pessoal, Vestuário e Posicionamento Estratégico de Carreira

ACESSE NOSSOS SERVIÇOS/O QUE FAZEMOS

  • Treinamento Imagem.Doc Pro
  • Mentoria Médico Alto Valor (MAV)
  • Consultoria de Imagem Premium
Compartilhar

Posts relacionados

07 de abril de 2025

Doutor, como lidar e reagir à “avaliação negativa” no Google?

Cada vez mais os pacientes deixem avaliações públicas sobre suas experiências em consultórios e clínicas. Além de proteger sua reputação, é possível transformar essas avaliações em oportunidades de melhoria, aprendizado e reforço da imagem profissional

24 de março de 2025

Como e por que a medicina humanizada diferencia você, doutor?

Mais do que tratar doenças, a humanização do atendimento coloca a pessoa no centro do cuidado, considerando sua história, emoções e particularidades. Esse olhar diferenciado fortalece a relação médico e paciente, pode aumentar a adesão ao tratamento e te destaca no mercado

10 de março de 2025

Médico: “engajamento” não é só número, mas relacionamento!

Cada comentário, curtida e compartilhamento representa mais do que um número: são oportunidades reais de conexão. O engajamento vai além da métrica, pois fortalece sua presença, constrói credibilidade e ajuda a construir sua reputação profissional

25 de abril de 2024

Por que o posicionamento de marca pessoal acelera sua carreira?

No mundo competitivo da Medicina, confiança e credibilidade são fundamentais. Um posicionamento estratégico ajuda a conquistar e fidelizar pacientes. Cultive uma presença online autêntica, forte e envolvente. Essa é a chave para uma jornada de sucesso

25 de setembro de 2024

O poder do branding e do marketing para acelerar sua carreira médica

Currículo impecável e competências técnicas de excelência já não são suficientes para o médico garantir destaque e reconhecimento. O caminho para essa diferenciação passa por duas ferramentas poderosas: o branding e o marketing

10 de janeiro de 2024

Dez estratégias para conciliar vida pessoal e carreira médica em 2024

Você, doutor (a), sente dificuldade de equilibrar trabalho, família e lazer? Saiba que não está sozinho! A boa notícia é que essa é uma meta alcançável, que começa por ajustes alinhados com suas aspirações, a fim de ter resultados que funcionam a curto e médio prazo