Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc
5 desafios que médicos enfrentam no posicionamento digital e como superá-los. Uma boa presença online tornou-se essencial para profissionais que desejam atrair e fidelizar pacientes de forma orgânica, mantendo sua reputação e seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM). Porém, muitos ainda têm dificuldade para construir uma presença sólida nas redes sociais, conquistando e fidelizando pacientes.
Doutor (a), saiba quais são esses desafios e como as estratégias práticas que devem ser adotadas para um posicionamento digital que o torne referência e autoridade em sua especialização.
Desafio 1: Insegurança e vergonha de aparecer em vídeos
Muitos médicos têm receio de expor sua imagem em vídeos, seja por vergonha, insegurança ou medo de julgamentos. Esse bloqueio pode limitar o alcance e a conexão com o público, já que vídeos são altamente engajantes, e impactam o posicionamento digital do médico.
SOLUÇÃO
- Pratique gradualmente: Antes de mais nada, comece com vídeos curtos e roteirizados até ganhar confiança. O processo de adaptação acontece com a prática.
- Invista em treinamento: Nesse sentido, cursos ou mentorias voltados para comunicação podem ajudar a desenvolver uma postura mais segura frente às câmeras.
- Foque no propósito: Lembre-se, afinal, de que o objetivo é educar e informar. O valor do conteúdo que você oferece é maior do que a preocupação com críticas.
Desafio 2: Falta de tempo
Conciliar consultório, plantões e criação de conteúdo pode parecer impossível. Por isso, a falta de tempo é uma das maiores barreiras enfrentadas pelos médicos ao tentar manter uma presença online e construir posicionamento digital.
SOLUÇÃO
- Planeje seu conteúdo: Utilize calendários editoriais para organizar seus posts com antecedência. Dedicar algumas horas por semana para planejar evita sobrecarga.
- Automatize tarefas: Ferramentas como Meta Business Suite permitem programar postagens, economizando tempo.
- Terceirize com critério: Considere contratar um profissional de marketing para apoiar na criação e publicação de conteúdo, mas sempre revisando o material para manter a autenticidade.
Desafio 3: Dificuldade em manter consistência e constância
Médicos frequentemente começam a produzir conteúdo, mas desistem ao perceber que não conseguem publicar regularmente, o que dificulta e realmente desafia para ter um posicionamento digital relevante.
SOLUÇÃO
- Defina uma frequência realista: Publicar menos, mas de forma consistente, é melhor do que abandonar sua presença digital.
- Reaproveite conteúdos: Transforme um vídeo em carrossel ou stories. Essa prática otimiza o tempo e amplia o alcance do material.
- Estabeleça um hábito: Insira a criação de conteúdo na sua rotina. Dedicar apenas 30 minutos por dia pode fazer diferença.
Desafio 4: Não saber como se diferenciar
Com tantos médicos presentes no digital, destacar-se pode parecer impossível. Muitos acreditam que tudo já foi dito e que “fazem o mesmo que todos”. Mas, criar um posicionamento digital diferenciado pode ser menos complicado do que parece. Por isso, não perca de vista a própria autenticidade.
SOLUÇÃO
- Trabalhe seu nicho: Foque em sua especialização e no público que você deseja atender. Por exemplo, um cardiologista pode criar conteúdos específicos para pacientes hipertensos.
- Invista em storytelling: Conecte-se com o público ao compartilhar histórias reais (respeitando o sigilo médico, como exige o CFM). Isso humaniza sua marca e gera empatia.
- Valorize suas soft skills: Comunicação, empatia e escuta ativa são diferenciais que podem ser transmitidos no seu conteúdo.
Desafio 5: Não ter uma estratégia clara e objetivos definidos
Publicar sem um planejamento ou objetivos específicos leva a esforços sem resultados consistentes para um posicionamento digital que conquiste sua audiência.
SOLUÇÃO
- Defina seus objetivos: Deseja atrair pacientes? Construir autoridade? Educar? Seus conteúdos devem refletir essas metas.
- Monitore resultados: Acompanhe métricas como alcance, engajamento e interações para entender o que funciona melhor.
- Invista em uma mentoria: Profissionais especializados podem ajudar a criar uma estratégia alinhada à sua realidade e ao CFM.
Formatos essenciais do Instagram para médicos
Depois de superar os desafios, é hora de dominar os formatos que o Instagram oferece para potencializar seu posicionamento digital. Cada formato possui uma função estratégica.
1. Reels
- Vídeos curtos e dinâmicos que atraem novos seguidores. Utilize para responder dúvidas frequentes, compartilhar curiosidades ou educar sobre sua especialidade a fim de aumentar sua visibilidade, importante para um posicionamento digital médico estratégico.
2. Carrossel
- Permite até 20 slides que favorecem conteúdos mais densos, como dicas ou explicações. Além de fortalecer sua autoridade, o carrossel incentiva o engajamento da audiência e conta pontos em seu posicionamento digital.
3. Post estático
- Indicado para reflexões, mensagens inspiradoras ou pequenos resumos. Um post com um design simples pode funcionar como um “respiro” no feed.
4. Live
Interaja em tempo real com seus seguidores, respondendo perguntas e mostrando domínio sobre sua especialidade. Lives aumentam a proximidade com a audiência, fortalecem sua autoridade.
5. Stories
Compartilhe bastidores do consultório, dicas rápidas ou momentos do dia a dia. Stories ajudam a criar uma conexão mais íntima e humanizada com seu público e, além disso, tornam seu posicionamento digital mais forte e consistente.
Posicionamento digital na Mentoria Médico Diamante
Posicionar-se digitalmente pode parecer um desafio, mas com estratégia, consistência e um plano bem estruturado, você consegue construir uma presença forte e autêntica.
- Como médico, sua responsabilidade vai além de educar e informar: inclui oferecer uma experiência humanizada, que conecta e inspira confiança.
A Mentoria Médico Diamante apoia você, doutor (a), nesse processo, oferecendo orientação personalizada para fortalecer seu posicionamento digital, respeitando as diretrizes do CFM e as expectativas dos pacientes. Juntos, transformamos desafios em oportunidades para você se tornar uma referência em sua especialidade.
- Com um posicionamento ético e autêntico, o médico constrói uma presença digital que inspira confiança e destaque a excelência do profissional que decide fazer a diferença!