O que Rebeca Andrade ensina ao médico sobre imagem e marca pessoal

07 de agosto de 2024

Ariane Leite e Miriam Lima
Imagem.Doc

O que Rebeca Andrade ensina ao médico sobre imagem e marca pessoal vai muito além da excelência técnica. Aos 25 anos, ela consolidou na França sua imagem autêntica, forte, inspiradora, celebrando o ouro na ginástica artística de solo, que se soma às outras três que recebeu em Paris, além daquelas conquistadas em Tóquio em 2021.

Em primeiro lugar, vale lembrar que uma marca pessoal forte é uma voz autêntica. E Rebeca Andrade traz essa autenticidade o tempo todo, mostrando não só seu valor real como atleta, mas o cuidado com sua imagem, suas falas, comportamento e declarações.

“Eu tenho total consciência da grandiosidade, da força da minha voz e tudo o que eu represento hoje”, disse antes das Olímpiadas da França, explicando que “é algo muito difícil de se ter e de se manter, então eu cuido com muito carinho, porque eu sei como isso é importante”

Cada um de nós é uma marca. E o que é marca pessoal? É o conjunto de pequenas e grandes ações que praticamos no dia a dia, seja na vida profissional ou pessoal.

“O que eu quero deixar para as pessoas quando eu partir? Quero deixar sorriso, leveza, não é só a vitória, mas a emoção das conquistas”. Quando Rebeca Andrade se faz essa pergunta, está falando, querendo ou não, de imagem e marca pessoal, pois sua reflexão é também sobre reputação e legado.

Não se constrói uma marca pessoal sem propósito, Isso, doutor (a), certamente é um ensinamento de Rebeca Andrade, que em entrevista ao site Meio e Mensagem, falou sobre a importância de porque ela faz o que faz.

 

“Quanto mais visibilidade nós damos para o esporte, melhor. Esporte é saúde, muda vidas e é algo que, para mim, faz toda a diferença. E hoje poder fazer parte disso, usar meu corpo para mostrar isso, fazer as pessoas levantarem e se mexerem, se sentirem bem, bonita, feliz, é incrível. Quando você sai de casa para fazer coisas assim, você se sente melhor. É muito importante”  (Rebeca Andrade, Meio e Mensagem)

 

Rebeca Andrade e o ouro na Olimpíada da França: imagem pessoal forte e genuína

Marca pessoal forte é sempre genuína

Assim como Rebeca Andrade, você, doutor (a), para trabalhar sua imagem e marca pessoal deve comunicar quem é de forma genuína. Para isso, lembre-se quemarca pessoal forte transmite confiabilidade.

Ou seja,  você tem de encontrar e extrair o que tem de melhor e mostrar isso de forma genuína. Rebeca faz isso de um jeito único, assim como sabe se comunicar com clareza e se apresentar como a grande ginasta que é com zero de afetação.

Nesse sentido, o comportamento de Rebeca Andrade é inspirador. Ela tanto celebra suas conquistas, quanto expõe algumas vulnerabilidades, como no Mundial de 2021 no Japão, quando optou por não fazer o solo. ” Já tinha conquistado medalhas importantes na Olimpíada, sentia um pouco de dor e sabia que não precisava exigir tanto do meu corpo”, disse em entrevista à Marie Claire.

Ao falar sobre essa desistência, Rebeca Andrade expõe francamente que o atleta é humano como qualquer pessoa, precisa lidar com seus limites físicos e emocionais.

Essa autenticidade talvez seja o que melhor define a marca pessoal de Rebeca Andrade, que recentemente declarou também que treina e compete sem enxergar direito. Ela tem miopia e astigmatismo e optou por não usar lentes de contato nas competições.

Ao realizar as séries com a visão turva, Rebeca consegue lidar com o “medo inexplicável” quando está diante dos equipamentos. Uma atleta que coleciona medalhas olímpicas e em outros campeonatos internacionais, falando sobre como lida com o medo, não é pouca coisa.

 

“O medo é mais durante o treinamento, de cometer um erro, cair da trave, da paralela e me machucar. Faz tempo que isso não acontece, mas, quando sentia que me incomodava a ponto de me atrapalhar nos treinos, conversava com minha psicóloga e tentava me acalmar. Fazia exercícios de respiração, passava a série na cabeça antes. Hoje em dia tenho muito mais facilidade, respiro fundo e vou” (Rebeca na Marie Claire)

 

Autenticidade talvez seja o que melhor define a marca pessoal de Rebeca Andrade

Por que Rebeca Andrade é tão inspiradora?

Somos únicos, isso significa que nossas singularidades formam nossa identidade, que inclui nossa história de vida. Nesse ponto, Rebeca Andrade deixa alguns ensinamentos sobre o valor de sua marca e imagem pessoal, começando por sua trajetória de menina pobre, que com o apoio da mãe e da família superou grandes dificuldades para se tornar a ginasta que encanta e inspira o mundo.

Aos 4 anos ela foi pela primeira vez ao ginásio, levada pela tia, logo depois fez um teste e ainda criança começou os treinos. Foi o começo de uma jornada extraordinária, que exigiu sacrifícios, foco e disciplina para se tornar a reconhecida atleta Rebeca Andrade.

No meio do caminho, Rebeca operou o ligamento cruzado do joelho direito em 2015, 2017 e 2019. A cada cirurgia, ficou afastada por oito meses e foi depois desses percalços que alcançou seus marcos históricos e os pódios, o que também faz dela inspiração e exemplo.

 

Simone Biles e Charles Jordan celebram Rebeca Andrade em Paris

Simone Biles reverencia Rebeca Andrade

Não à toa, Simone Biles, que perdeu o ouro para Rebeca no solo em Paris e conquitou a medalha de prata, a reverenciou, juntamente com Jordan Chiles. A foto desse momento certamente vai entrar para a história das olimpíadas, assim como o pódio que pela primeira vez abrigou três ginastas negras.

Da ex-primeira-dama Michele Obama aos milhões de seguidores de Rebeca Andrade no Instagram, a reverência das duas atletas norte-americanas, com raras exceções, foi motivo de aplausos.

O espírito olímpico em estado puro das três competidoras, revela, também que Rebeca conquistou mais do que as cobiçadas medalhas. Acessível, sorridente e espontânea, ela se comporta como uma grande e vitoriosa atleta, sabe que inspira as pessoas, assim como passa longe de se comportar como uma celebridade.

 

“Olhando para minha trajetória. Foi um início com dificuldades financeiras, tendo apoio de todas as pessoas. Devo ser realmente boa, porque pessoas ruins não são ajudadas. Sou de coração bom, genuína e grata a todos que passaram pela minha vida. Me inspiro muito em mim” (Rebeca na Marie Claire)

O que você, doc, deve buscar com sua marca pessoal

  1. Para uma marca pessoal forte e relevante, você precisa ter atitude e se posicionar.
  2. Posicionamento de marca pessoal é o conjunto de suas ações que vão impactar a forma como você vai ser visto. O que inclui comportamento, atitudes, gestos, palavras que usa, sua aparência, sua roupa, seu cabelo, os conteúdos das publicações nas redes sociais.
  3. Precisa se conhecer mais profundamente, o que envolve suas forças e suas fraquezas. Ou seja, precisa de uma boa dose de autoconhecimento.
  4. Ser alguém único é ter algo que o destaque, que seja só seu.
  5. Mantenha uma presença constante no digital, consolidando seu posicionamento de marca pessoal.
  6. Cuide de suas atitudes, ações e comportamento, que causam impacto nas pessoas que estão ao seu redor, sejam pacientes, colegas, subordinados, chefes.
  7. Quanto mais clara, coerente e consistente é sua marca pessoal, mais forte ela se torna.
  8. Entender e criar sua proposta de valor e o que o diferencia  leva algum tempo. Para chegar a esse entendimento, reveja suas questões internas: o que o levou para a Medicina, por exemplo?
  9. Trabalhe para que sua marca pessoal mostre o seu valor real. Pense nisso como um processo estratégico, que dá retorno e que levar sua vida profissional para onde você deseja.
  10. Tenha uma direção bem definida para construir sua marca pessoal. Lembre-se que esse é um trabalho cotidiano, que precisa de gerenciamento.
  11. Lembre-se, doc – “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” (Alice no País das Maravilhas)

 

NÃO ESQUEÇA, DOUTOR (A)

  • Posicionamento é sobre ser percebido.
  • Branding é a gestão da reputação da sua marca pessoal.
  • Entenda e nomeie seus objetivos em relação à sua carreira médica.
  • Assuma suas ambições profissionais com ética
  • As perdas e ganhos de suas escolhas fazem parte do processo e definirão os resultados.

 

POR ÚLTIMO E MUITO IMPORTANTE

O posicionamento de marca e imagem pessoal constrói autoridade, reputação e traz validação profissional.

Nós podemos te orientar e acompanhar nessa jornada de acordo com suas demandas com a Mentoria Médico Diamante – MMD.

Agende uma Sessão Diagnóstica gratuita para conhecermos você, entendendo seu momento de carreira.

FORMULÁRIO SESSÃO DIAGNÓSTICA

 

Compartilhar

Posts relacionados

09 de dezembro de 2024

Os 5 desafios que médicos enfrentam no posicionamento digital

Uma boa presença online tornou-se essencial para profissionais que desejam atrair e fidelizar pacientes mantendo sua reputação e seguindo as diretrizes do CFM. Muitos ainda têm dificuldade para construir uma presença sólida nas redes, conquistando e fidelizando pacientes

25 de novembro de 2024

Como reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência do paciente?

Conheça seis estratégias que impactam diretamente a satisfação e a confiança do cliente em sua jornada de cuidado. Clínicas e hospitais que priorizam a eficiência criam um ambiente mais acolhedor, constroem uma reputação sólida e aumentam a fidelização dos pacientes

12 de novembro de 2024

Passo a passo para um site médico de sucesso, que atrai e fideliza pacientes

O website deve ser uma ferramenta estratégica para criar conexão e confiança, capaz de transformar visitantes em clientes. Mostre sua expertise técnica e seu atendimento diferenciado e vá além de uma simples página de apresentação com um bom blog

12 de setembro de 2023

Como seu guarda-roupa influencia a percepção do paciente

A escolha das modelagens e dos tecidos são muito importantes para você, doutor (a), comunicar sua intenção de imagem. Uma cartela em tons adequada desperta emoções que transmitem para pacientes o quanto você é confiável, acessível e competente

19 de setembro de 2024

Qual o impacto da IA na prática médica e na experiência do paciente?

A IA traz grandes avanços, tornando diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais precisos, entretanto o componente humano do cuidado permanece insubstituível. Habilidades de comunicação, empatia e escuta são essenciais na relação médico/paciente

23 de março de 2024

Como o treinamento da secretária impacta a jornada do paciente

A chave para o sucesso, o que te torna um médico que fica na memória das pessoas, ainda é a excelência do atendimento. E sua secretária desempenha um papel no sucesso de seu consultório. Isso acontece porque três das quatro etapas da jornada do paciente são executadas pela secretária